Já são conhecidas as equipas dos oitavos de final
Terminou neste feriado a fase de grupo para cinco das séries que tinham cinco equipas e houve emoção até ao fim desta fase de grupos.
No Grupo 1 havia a esperança de quatro equipas, ainda terem hipóteses de apuramento caso o GD Cohaemato vencesse a Académica de Leça que acabou por não acontecer pois perdeu por 3-5, o GD Cem Paus vencesse o GD Viso que acabou também por não acontecer pois perderam por 3-4 e a JD Gaia que ficou na bancada a ver o que dava a ultima jornada pois folgou.

Assim sendo o GD Viso das quatro era a única que apenas dependia dela, não deixou o crédito por mão alheias e assegurou a passagem aos oitavos de final vencendo em Vila D’Este. Após o final do jogo e segundo as imagens que percorrem nas plataformas digitais, foi criado um ambiente de grandes jogos com um reforço policial fora de comum para um jogo do distrital. Nos oitavos de final o GD Viso vai receber o líder da 1.ª Divisão Distrital Série 1, Mocidade Invicta FC.
Na Série 2 apenas duas equipas podiam almejar seguir em frente e defrontaram-se no Formigueiro, JD Águas Santas onde só a vitória interessava recebeu os vizinhos do Académico Sangemil onde o empate chegava mas não fez por menos e chegou à vitória já nos instantes finais da partida depois de uma remontada em pouco menos de vinte minutos de 3-0 aos trinta minutos, para 3-4 no final da partida. Uma partida que assistimos e os dois treinadores foram unânimes quanto à justeza do vencedor. O Clube Académico Sangemil joga os oitavos de finais foras de portas mas não terá uma deslocação grande, pois deverá jogar no Municipal da Maia diante o GCR Vermoim da Divisão de Honra. (Ver resumo do jogo e declarações dos treinadores)
Quanto ao outro encontro desta Série apesar de não contar para o “totobola” o Balantuna jogou em casa do Gramidense e goleou por 2-8.
Depois das séries da Divisão D’Elite, passamos para as séries da Divisão de Honra, na Série 4 deu-se um golpe de teatro, contava-se que o vencedor da série saíra no encontro entre Santa Isabel e Alfa Académico, pois quem vencesse seguiria em frente, mas as duas equipas empataram-se a elas próprias a duas bolas e entregaram o passaporte dos oitavos de final ao Bairro Bom Pastor que já pouco acreditava que seguiria em frente pois folgou nesta última jornada. Barranha e Polenenses jogavam apenas para a definição das duas últimas posições com a equipa custóiense a superiorizar-se à equipa senhorense por cinco golos sem resposta.
Com este apuramento “caído do céu” o Núcleo Desportivo Bairro Bom Pastor vai receber o Restauradores do Brás Oleiro que ocupa as últimas posições da 1.ª Divisão Série 1.
Na outra Série o desfecho seria entre Vermoim e Cruzeiro Santana, com a equipa maiata a superiorizar-se aos balienses por 3-1 e seguem em frente e jogará com Sangemil nos oitavos de final.
No outro jogo deste grupo, que era para cumprir calendário, e uma semana após o S. Pedro Fins ter goleado para o campeonato a Casa do FC Porto de Rio Tinto, os gondomarenses foram a S. Pedro Fins vencer por 3-5, num jogo aonde apenas estava em luta as posições finais.
Por fim o Grupo 14, um dos cinco grupos com cinco equipas e o único com equipas da 2.ª Divisão Distrital, foi vencido pelo Vila Futsal a única equipa que dependia dela para continuar em frente e para isso bastava vencer na receção ao Luso Académico e fez isso com distinção vencendo por cinco bolas sem resposta, já o Amanhã da Criança que necessitava que o Vila não vencesse, não cumpriu o que era necessário e perdeu em casa diante o Alfenense por 3-4.
Com isto o Vila apura-se directamente para os quartos de final e aguarda pelo vencedor do jogo dos oitavos de final entre o Vermoim e Sangemil.
Fique com o quadro completo dos oitavos de final que se realizará a 27 de fevereiro de 2017.
Jogo 1: GD Juventude Matosinhos Vs AD Lousada/Meinedo;
Jogo 2: GD Viso Vs Mocidade Invicta FC;
Jogo 3: GCR Vermoim Vs C. Académico Sangemil;
Jogo 4: AD Labruge Vs FC Aliviada;
Jogo 5: AR Negrelos Vs ARC Moinhos;
Jogo 6: ND Bairro Bom Pastor Vs AR Restauradores Brás Oleiro;
Jogo 7: FC Estrelas Susanenses Vs ADCM Urbanização Areias;
Isento: Vila Futsal C.