Os melhores dos melhores em 2016
Nos melhores dos melhores tivemos em conta o percurso das trezentas e trinta e nove equipas que disputam os campeonatos Distritais da Associação de Futebol do Porto, sem contar com as provas lúdicas petizes e traquina e das juvenis femininas que ainda só realizaram uma jornada.
Neste estudo tivemos em conta a média de cada equipa nos jogos que realizaram em 2016 para a época que se está a realizar (2016/17)

As equipas que ainda não conheceram o sabor da derrota em 2016
Ao todo são dezoito equipas que ainda não conheceram o sabor amargo da derrota mas conta-se pelos dedos as equipas que estão 100% invictas.
Destaque para os juvenis do GDC Cohaemato que conseguiram o maior número de vitórias durante 2016, muito distanciados das restantes, pois em dezassete jogos realizados conta com dezassete vitórias, algo distante dos treze jogos, treze vitórias dos benjamins da ADCR Caxinas e dos juniores da 2.ª Divisão Série 2 do FC Paços de Ferreira.
Nesta lista apenas um clube repete equipas sem qualquer derrota e são os vila-condenses que colocam três equipas entre as dezoito sem qualquer derrota.
Para além dos benjamins estão os Infantis “A” e os infantis “B”, que ocupam nesta lista a quarta e quinta posição.
Para fechar as equipas 100% vitoriosas temos as femininas do FC Águias de Santa Marta que disputa a 2ª Divisão Distrital.

Os vinte e cinco melhores de 2016
Apesar de ocupar de ocupar a segunda posição no Campeonato Juvenil da 1ª Divisão, por ter menos um jogo o GDC Cohaemato foi a melhor das trezentas e trinta e nove equipas dos campeonatos Distritais da AF Porto.
Relativamente à tabela das equipas sem derrotas, esta tabela pouco ou nada altera nas primeiras posições mas nas restantes tem alterações com equipas que apesar de terem perdido uma ou duas vezes têm melhor coeficiente de pontos por jogo do que algumas que ainda não conheceram o sabor da derrota mas já perderam pontos ao empatarem.
Assim temos os juvenis do GDC Cohaemato no topo destas duas tabelas, e ADCR Caxinas volta a ter três equipas entre os melhores e apenas mais um clube consegue colocar duas equipas nesta tabela, é o Matosinhos Futsal C. com os juvenis que ocupam a décima posição e os infantis na vigésima segunda posição. 
Nesta tabela encontramos duas equipas femininas, o FC Águias de Santa Marta na sexta posição e as juniores da AR Restauradores Avintenses na décima oitava posição.

As vinte e cinco equipas mais concretizadoras (Melhor Ataque) em 2016
Das equipas mais concretizadoras destaque para as três primeiras posições pertencerem ao mesmo clube, ADCR Caxinas, a liderar temos os benjamins, seguindo-se a equipa “A” e “B” dos Infantis, as três equipas juntas totalizaram quatrocentos e quinze golos, onde cada uma ultrapassou uma média superior a dez golos por jogo.
Quem também superou essa média foram os benjamins da UDCR Bela.
Quem anda próximo deste números com uma média superior a nove golos, são os benjamins do AM Granja e do AD Polenenses.
De referir que o líder das duas tabelas anteriores aparece nesta tabela apenas na vigésima segunda posição com uma média de 6,18 golos por jogo, uma tabela que é fechada pelos benjamins da CCD Ordem com uma média por jogo de 6,08 golos.
Ainda dá para verificar que das vinte e cinco equipas, dezanove são equipas dos Benjamins e Infantis, e nos seniores apenas pontificam duas equipas e são da Divisão D’Elite, GD Viso na vigésima posição com uma média por jogo de 6,73 golos, e o C. Académico Sangemil na vigésima quarta posição com uma média de 6,09 golos por jogo.

As vinte e cinco equipas com a melhor defesa em 2016
Se nas três tabelas anteriores o ADCR Caxinas conseguem colocar três equipas entre as melhores, nas melhores defesas coloca quatro equipas, entrando nesta tabela os iniciados, e o mais surpreendente é que coloca as quatro equipas entre as oito primeiras que são aquelas que sofreram em média menos de um golo por jogo.
Na primeira posição estão os infantis “A” com apenas três golos sofridos em doze jogos, seguindo-se as femininas do Póvoa Futsal C. também com três golos sofridos mas em onze jogos, a fechar o pódio temos os infantis “B” com quatro golos sofridos em onze jogos.
Na quarta posição temos mais uma equipa do ADCR Caxinas, os benjamins e na quinta e sexta posição duas equipas femininas, as seniores do FC Águias de Santa Marta e as juniores da AR Restauradores Avintenses, na sétima posição os infantis da JD Gondomar e a fechar os oito primeiros a quarta equipa dos caxineiros, os iniciados.
Nesta tabela para além do Caxinas, mais três clubes apresentam mais do que uma equipa, Matosinhos Futsal C. com os juvenis e juniores, ocupando a décima nona e vigésima posição respectivamente, a JD Gaia com as seniores femininas na décima segunda posição e os juniores na vigésima terceira posição, e por fim o Barranha SC com as suas equipas femininas, as juniores na vigésima segunda posição e as seniores na vigésima quarta posição.
A fechar as vinte e cinco com média de 1,5 golos sofridos por jogo estão as juniores da Casa FC Porto de Rio Tinto.
De referir que entre as vinte e cinco equipas com melhor defesa no ano 2016, estão dez equipas dos campeonatos femininos.

As vinte e quatro equipas com mais empates em 2016
Não vai estranhar que entre as três equipas que mais empataram todas elas pertencem à mesma divisão, e não ficará surpreendido que entre as sete equipas que mais empataram, seis delas são da mesma divisão e muito mesmo ficará surpreendido que entre as vinte e quatro equipas que compõem esta lista, oito delas pertencem à mesma divisão, ou seja um terço das equipas que mais empatam pertencem à 1ª Divisão Série 1, ou seja nesta lista estão mais de 57% das equipas desta divisão.
Entre estas vinte e quatro equipas todas elas são de clubes diferentes, nas primeiras três posições estão AR Restauradores do Brás Oleiro com 54,55% de empates nos onze jogos que realizou tendo empatado seis, e com menos um empate no mesmo número de jogos temos o Balio Futsal C. e ACD Mindelo (45,45%).
A fechar esta lista estão nove equipas com três empates em onze jogos (27,27%) e a fechar as duas últimas posições temos os juniores da AD Labruge e as seniores femininas do GDCR Escolas de Arreigada, onde empataram por três vezes em doze jogos (25,00%).

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.