Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

AD Polenenses Campeão pela primeira vez
O Atlético Desportivo Polenenses chega pela primeira vez ao título de Campeão Distrital Júnior “B” Elite, diante um Boavista FC que á equipa que mais títulos conquistaram neste escalão.

A equipa orientada por António Carneiro chegou a esta fase final com as estatísticas a não lhe serem favoráveis, para além de terem pela frente o clube que mais títulos têm neste escalão, apesar de terem conquistado o último título em 2010/11, encontravam uma equipa moralizada por apenas terem cedido dois empates no dezasseis jogos realizados, por terem o melhor ataque e a melhor diferença entre os golos marcados e sofridos.
No entanto depois de surpreenderem no primeiro jogo e onde estiveram sempre na frente do marcador, neste segundo jogo a coisa mudou de figura e foi o Boavista FC que esteve quase sempre na frente do marcador. Depois de dez minutos onde havia algum ascendente da equipa da casa, António Carneiro solicitou o tempo técnico e foi a partir daqui que os comandados de Duarte Alves começaram a mandar no jogo.
Inauguram o marcador quando faltavam cerca de oito minutos para o fim da primeira para e até a trinta segundos do intervalo, houve resposta e contra resposta com os axadrezados a irem para o intervalo a vencer por 2-3.
Este resultado empatava a fase de campeão e no início da segunda parte o Boavista ampliou a vantagem e parecia estar tudo encaminhado para um terceiro jogo para encontrar o campeão.
A cerca de sete minutos dos quarenta o capitão custoiense Manuel Lopes volta a dar esperanças ao Polenenses e por volta do minuto trinta e sete dá-se o empate.
Empate esse que foi merecido pelo querer dos jogadores da equipa da casa e a decisão passou para a marca dos pontapés das penalidades.
Nesta decisão Eduardo Pinto passou a herói para os seus companheiros de equipa e sua massa adepta ao defender dois dos três pontapés dos atletas boavisteiros conseguindo assim o título de campeão.
FICHA DE JOGO:
JOGO: AD Polenenses Vs Boavista FC:

Jornada: 2º Jogo da Terceira Fase de Campeão
Local: Pavilhão Municipal de Guifões – Matosinhos
Data e Hora: 02/03/2019 pelas 16h40
Resultado ao intervalo: 2-3
Resultado final do tempo regulamentar: 4-4
Resultado após GP: 5-6
Marcha do marcador: 1-1; 1-1; 1-2; 2-2; 2-4; e 4-4.
Pontapés da Marca de Penalidade: 0-1; 1-1; 1-1; 2-1; 2-1.
Árbitros: Hugo Paiva e Nelson Marques; Vanessa Gonçalves (Cronometrista)
ATLÉTICO DESPORTIVO POLENENSES:
CINCO INICIAL: [1] Eduardo Pinto (gr); [6] Gonçalo Araújo; [9] Bruno Pereira; [10] Manuel Lopes (c) e [17] João Fernandes.

SUBSTITUTOS: [12] Diogo Augusto (gr); [2] Nuno Peixoto; [5] Tiago Ribeiro; [8] Tiago Patrício (sc); [16] Diogo Fernandes; [19] Stefano Fonseca e [21] Jorge Pereira.
TREINADOR: António Carneiro
DELEGADOS: Fernando Alves e Mário Ferreira.
Declarações de António Carneiro (AD Polenenses):
Sobre o jogo o técnico afirmou, “uma primeira parte muito equilibrada, com as duas equipas a não arriscarem muito, o resultado justo ao intervalo seria o empate, tivemos mais oportunidades de golo mas o Boavista foi mais eficaz.
Na segunda parte onde tivemos dois jogadores lesionados e um Boavista mais forte, não conseguimos impor o nosso jogo e a nove minutos do fim a perder 2-4 tivemos que arriscar tudo, subir a linha de defesa e jogar de 5x4. Após o 3-4 a equipa ganhou confiança sentiu que podíamos chegar ao empate e assim foi. Os meus jogadores foram fantásticos, de uma entrega enorme e de uma garra acima da média, pedi-lhes que dessem 110% deram 120%. Nos pontapés da marca da penalidade não facilitamos e o nosso guarda-redes foi enorme!

Sobre o defrontar um adversário que apenas tinham cedido dois empates e se havia noção antes da fase final que poderiam ser superiores, o treinador disse que, “Este título é o reflexo da nossa época, sempre soubemos que estando no nosso melhor tínhamos capacidade para disputar qualquer jogo contra qualquer equipa. Neste caso da final sabíamos que tínhamos que dar os nossos 110% e sermos superiores ao nosso adversário em aspectos que só dependiam de nós, na entreajuda, na garra e disponibilidade para o jogo. Nós sabíamos que tinha chegado o nosso dia e as estatísticas não nos preocupavam, só dependíamos de nós.
Para a Taça Nacional o treinador mantém o discurso do campeonato interno, “Podem esperar o mesmo que prometemos desde a nossa participação nesta 1ª Divisão.
Começamos com o Modicus onde o discurso foi pensar jogo a jogo, um jogo de cada vez a deixar tudo na quadra e assim passamos a primeira fase em primeiros, assim chegamos à fase de campeão, assim somos campeões. Portanto na Taça Nacional, jogo a jogo sempre com o mesmo empenho e humildade queremos ir o mais longe possível... jogo a jogo... vamos ver...”.

Por fim deixou agradecimentos, “A todos os que nos apoiaram e sempre acreditaram em nós, ao clube, directores e treinadores. Mas muito em especial aos meus jogadores, aos catorze sem excepção, metade do plantel estamos juntos há quatro anos entretanto os que foram entrando e acrescentando qualidade conseguiram se adaptar á nossa forma de estar dentro e fora da quadra. Para eles o meu muito obrigado, são eles os grandes obreiros deste título. Mais uma vez parabéns pelo que tem feito pelo futsal distrital.”,

BOAVISTA FUTEBOL CLUBE:
EQUIPA: [1] Jorge Martins (gr); [7] Alexandre Remelgado; [9] Tiago Cardinal (sc); [77] Diogo Campos e [88] Tiago Reis (c).

SUBSTITUTOS: [12] Rúben Almeida (gr); [10] Paulo Lima; [13] Miguel Sousa; [16] Leonardo Lemos; [20] Igor Carvalho; [21] Nuno Ribeiro e [99] Nuno Azevedo (gr).
TREINADOR: Duarte Alves
TREINADOR ADJUNTO/ESTAGIÁRIO: Vítor Pinto
DELEGADOS: Fábio Correia e Lotário Pinto.
Declarações de Duarte Alves (Boavista FC):
Quanto ao treinador boavisteiro aproveitamos uma declaração dele na sua página de facebook que passamos aqui na íntegra; “Começar por dar os parabéns aos Campeões "AD Polenenses", a nós, resta-nos levantar a cabeça não é fácil depois de um excelente percurso até aqui onde fomos a melhor equipa, a equipa mais regular, com catorze vitórias três empates e uma única derrota, visto assim ninguém fez melhor por isso em nada esta derrota vai beliscar o nosso trabalho a nossa determinação a nossa entrega...
Sei que muita gente esperava mais, mas só nós internamente sabemos o que passamos estas últimas semanas não foram fáceis de ultrapassar, tantas adversidades mas sei que deixaram tudo na quadra, estou certo que vamos ultrapassar juntos pela família que somos pela união que temos, Vamos para a Taça Nacional com a mesma VONTADE, com a mesma RAÇA, com o mesmo QUERER de sempre GANHAR.”

RESUMO DO JOGO:

GALERIA DOS CAMPEÕES:
1997/1998: Boavista FC

1998/1999: GDC Biquinha
1999/2000: AR Freixieiro
2000/2001: Boavista FC
2001/2002: Miramar Futsal C
2002/2003: Boavista FC
2003/2004: Boavista FC
2004/2005: Boavista FC
2005/2006: AR Freixieiro
2006/2007: AR Freixieiro
2007/2008: AR Freixieiro
2008/2009: GDC Cohaemato
2009/2010: Boavista FC
2010/2011: Boavista FC
2011/2012: ADCR Caxinas
2012/2013: ADCR Caxinas
2013/2014: ADCR Caxinas
2014/2015: ADCR Caxinas
2015/2016: ADCR Caxinas
2016/2017: FC Unidos Pinheirense
2017/2018: Póvoa Futsal C.
2018/2019: AD Polenenses

RANKING:
Boavista FC: 7

ADCR Caxinas: 5
AR Freixieiro: 4
GDC Biquinha: 1
Miramar Futsal C.: 1
GDC Cohaemato: 1
FC Unidos Pinheirense: 1
Póvoa Futsal C.: 1
AD Polenenses: 1