Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Já há um finalista na Série 1 e na Série 2 tudo em aberto
Na Série 1 o FC Unidos Pinheirense já se apurou para a terceira fase de Campeão mesmo não jogando nesta quinta jornada.

O Boavista FC para se manter na luta teria de vencer nesta jornada o GD Magrelos e depois na última jornada disputar com os valboenses o acesso à terceira fase, no entanto foram surpreendidos em casa pelos marcoenses ao perderem por 3-5, vingando assim a derrota infligida pelos boavisteiros em sua casa.
Com esta vitória as duas equipas ficaram em igualdade pontual e no confronto direto, passando o factor de desempate a ser a diferença entre os golos marcados e sofridos nesta fase, e aqui o Boavista está melhor pela diferença de dois golos que para manter a segunda posição terá de pontuar ou se perder que seja pela diferença mínima.
Se na Série 1 falta apenas definir a segunda e terceira posição, na Série 2 ainda está tudo em aberto em relação à liderança final, nesta altura o Rio Ave FC lidera com três pontos de avanço sobre o FC Paços de Ferreira, no entanto já terminou a sua participação nesta fase.
Assim sendo o Paços de Ferreira na última jornada recebe o AM Granja e terão de fazer um jogo sem falhas e terão de estar inspirados para vencer os maiatos por sete bolas de diferença.  Uma outra hipótese é poder vencer por seis mas terá de marcar no mínimo nove golos mantendo essa diferença, de modo a igualar a diferença entre os golos marcados e sofridos na fase mas com mais golos marcados.
Na fase de manutenção e descida chegou-se ao primeiro terço da fase, estão jogadas cinco das catorze jornadas e nota-se a dificuldade de algumas equipas, como por exemplo a AR Freixieiro que ainda não conquistou qualquer ponto nesta fase, JD Gaia que apesar de ter um jogo em atraso apenas venceu um jogo e Matosinhos Futsal Clube que também apenas venceu um dos cinco jogos realizados e que já passou para posições de descida.
Realce para a DO Fonte Moura que iniciou esta fase como a pior classificada está em termos desportivo entre as melhores pois venceu três dos cinco jogos que realizou mas apesar disso tem mantido a sexta posição no entanto pontualmente tem havido uma aproximação da linha de manutenção estando a apenas dois pontos, só que o CD Aves que é a primeira equipa acima da linha de descida tem menos um jogo que é com a JD Gaia a contar para a quinta jornada.
Na próxima jornada o jogo a ter em atenção é precisamente entre DO Fonte Moura e CD Aves e caso os portuenses vençam os avenses ultrapassam-nos à condição e face aos jogos que se irão realizar poderão terminar a jornada fora dos lugares de descida.