Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Luta pela manutenção ao rubro
13ª Jornada: Várias mexidas na tabela quer no topo quer na base. Equipas que provam estar mais fortes na luta pela manutenção e equipas do topo que cederam à pressão.

JD Gondomar goleou o último classificado GDR Retorta. Num jogo de sentido único a equipa visitante conseguiu apenas marcar um golo de honra, mas viu o seu adversário a ultrapassar a linha de água e dar um passo importante na manutenção. 9-1 foi resultado final que espelha o domínio da equipa da casa.
No dérbi leceiro onde se esperava um confronto equilibrado, verificamos uma vitória sem discussão para a equipa da casa que continua a mostrar a sua excelente forma nesta 2ª fase. 9-2 foi o resultado final que permitiram à equipa da Académica de Leça ultrapassar o seu adversário direto e subir mais um lugar na classificação, e atiraram o GDC Cohaemato para o último lugar da zona de manutenção com os mesmos pontos da primeira equipa abaixo da linha de água.
O primeiro classificado, Boavista FC, confirmou o seu estatuto de favorito a vencer esta fase, com uma vitória expressiva por 5-1 contra a Casa FC Porto Rio Tinto que pouco conseguiu fazer perante um adversário forte e em cada vez melhor forma.
O C. Académico de Pedras Rubras que precisava de vencer para manter o seu segundo lugar e evitar ser ultrapassado pelos dois adversários diretos, recebeu o Matosinhos Futsal. Um jogo equilibrado onde a equipa mais eficaz levou os três pontos. Uma má arrancada da equipa da casa levou a dois golos sem resposta por parte dos visitantes na primeira parte, que acabam por ser essenciais nesta vitória.
Os meninos de Pedras Rubras voltaram mais fortes e com vontade de dar a volta ao resultado e foram muito superiores nos primeiros dez minutos da segunda parte. Igualaram o resultado, mas, mesmo por cima do resultado, um erro individual da equipa da casa levou à vantagem da equipa visitante o que obrigou o treinador do Académico de Pedras Rubras a arriscar, abrir o jogo e utilizar o seu guarda-redes avançado. Numa situação destas, quem tem mais sorte geralmente vence e foi o que se passou, um jogo muito equilibrado transformou-se num resultado desequilibrado após mais dois golos com recuperações de bola numa altura em que a equipa da casa se encontrava sem guarda redes. 2-5 resultado final, atiram o C. Académico de Pedras Rubras para a quarta posição após ter andado no topo durante todo o resto do campeonato. Segundo lugar alcançado para o Matosinhos Futsal. Excelente jogo que se viveu. Ficam os comentários do treinador adjunto da equipa da casa:
“Um jogo complicado que queríamos ganhar para nos mantermos na luta pelo topo da tabela classificativa.
O jogo tornou se logo complicado com o ganhar de vantagem por parte da equipa do Matosinhos, sendo aumentada para dois golos e chegando assim ao intervalo.
Na segunda parte, entramos com uma atitude bem mais positiva, e que nos permitiu equilibrar a partida.
Com o resultado empatado, criamos algumas oportunidades para fazer a reviravolta, não obtendo o sucesso desejado, e com um erro demos literalmente o ouro "ao bandido", com o 3-2, que nos obrigou a jogar de 5 para 4 na fase final do jogo, realizando novamente dois erros que dilataram o resultado.
No geral um bom jogo de futsal, com duas boas equipas, em que quem errou menos e concretizou mais venceu!”
Por fim, Arsenal C. Parada recebeu o AD Modicus Sandim. Com a equipa da casa a querer sair do penúltimo lugar e reentrar na corrida pela manutenção, e a equipa visitante a procurar regressar à zona de manutenção, sabia-se que ia ser um jogo equilibrado e muito bem disputado. E assim foi. Quem foi assistir não se arrependeu. Uma segunda parte mais equilibrada, com mais força ofensiva da equipa da casa levou o resultado ao intervalo com 2-0. Na segunda parte a equipa visitante entrou mais forte e sabia que não podia deixar escapar três pontos tendo conseguido equilibrar e empatar o jogo com dois golos sem resposta. 2-2 final mantem ambas as equipas nas mesmas posições.

No fim da 13ª jornada assim se encontrava a tabela classificativa:

14ª Jornada:
A Casa FC Porto Rio Tinto recebeu a JD Gondomar. A equipa da casa precisava de uma vitória para se aproximar da zona de manutenção e manter bem vivo o sonho. A JD Gondomar tinha subido acima da linha de água há poucas jornadas e iria dar tudo para se manter destacada. Num jogo equilibrado, tal como se esperava, a equipa de Gondomar acabou por destacar-se e vencer por 2-3 num bom jogo de futsal por duas excelentes equipas. A JD Gondomar mantem o seu quinto lugar e reduz para quatro pontos a diferença para o quarto lugar, com quem ainda irá jogar no confronto direto. A Casa FC Porto Rio Tinto fica um pouco mais afastada da linha de água, mas mantém bem vivo o sonho de conseguir a manutenção.

O Matosinhos Futsal, segundo classificado, recebeu o Boavista FC com o objetivo de reduzir distâncias e segurar o segundo posto. Num excelente e muito equilibrado jogo, o líder acabou por se destacar e conseguiu uma excelente vitória por 2-3. Boavista FC aumenta para sete os pontos de vantagem sobre a formação de Matosinhos que cai para o terceiro lugar e fica a correr o risco de ser ultrapassado pela formação de Pedras Rubras que jogava apenas no feriado do 25 de Abril.
O último classificado, GDR Retorta, já com a descida consumada, recebeu e foi goleado pela A. Académica de Leça num jogo com praticamente apenas um sentido. 1-8 resultado final coloca a formação de Leça no segundo posto isolada e mantém o Retorta ainda sem qualquer ponto conquistado.
A AD Modicus Sandim que luta avidamente pela manutenção, recebeu o C. Académico de Pedras Rubras que procurava recuperar dos desaires recentes e começar novamente a subir na classificação. Um jogo muito equilibrado onde a equipa visitante, claramente superior, se mostrou sem ritmo, talvez motivado pela folga exagerada que teve pelo adiamento do jogo e pelo cansaço do treino no dia anterior, marcou a passo o ritmo da primeira parte e viu muitas oportunidades falhadas, tendo-se deparado com uma equipa muito bem organizada defensivamente. O Académico acordou apenas nos últimos dez minutos, o que não foi suficiente pois a falta de eficácia e a inspiração do guarda-redes e da defesa gaiense evitaram por diversas vezes o golo da vitória. Com este empate a zero bolas, nada comum no futsal, o Modicus consegue ultrapassar o seu adversário direto e subir acima da linha de água e o Académico de Pedras Rubras vê mais distante o seu “sonho” de ficar no “pódio” desta série.
A fechar esta jornada, GDC Cohaemato recebeu o Arsenal C. Parada. Duas equipas a lutar pela manutenção, esperava-se um jogo muito bem disputado e muito equilibrado. Não foi, no entanto, o que se verificou. Com o que se verificava na tabela classificativa, o clube maiato fez uma excelente exibição e venceu claramente este importante desafio. Com uma primeira parte quase totalmente dominada pelo Arsenal de Parada, com dois excelentes golos do seu capitão Hugo, aos oito e aos treze minutos o Arsenal poucas hipóteses deu de resposta ao clube de Leça. Nas poucas oportunidades de que dispôs o guarda-redes maiato mostrou estar à altura do desafio. Aos vinte minutos da primeira parte o número dez da equipa visitante assinou o 3-0 com que se foi para o intervalo. Na segunda parte a equipa da casa voltou com uma atitude diferente, com vontade de inverter o resultado, mas uma ótima jogada coletiva da equipa visitante resultou no hattrick do capitão Maiato ao fazer o 4-0 logo aos três minutos. Um minuto depois, na fase mais viva e aberta do confronto, a Cohaemato, através do seu número dez reduz para 4-1. O jogo equilibrou, as duas equipas encaixaram e a formação da casa viu-se “obrigada” a tentar o 5 para 4 nos minutos finais. Ainda reduziu para 2-4, mas mais não conseguiu fazer. Resultado final que permite ao clube maiato subir um lugar na classificação, ficar a apenas a dois pontos deste adversário direto, e a apenas três da manutenção. Quanto à formação de Leça da Palmeira fica novamente abaixo da linha de água. Excelente partida de futsal.
Ao fim da 14ª jornada assim se encontrava a tabela classificativa:

15ª Jornada: A abrir esta jornada, Associação Académica de Leça recebeu a Casa FC Porto Rio Tinto. A equipa de Leça queria manter-se “colada” ao primeiro lugar e a formação de Rio Tinto pretendia subir para continuar a lutar pela manutenção. A luta da formação rio-tintense durou pouco tempo e não conseguiu sobrepor-se às “armas” do poderio leceiro. 4-0 marcaram um excelente encontro de futsal. A Casa FC Porto de Rio Tinto ainda tem hipóteses, mas encontra-se cada vez mais numa posição complicada.
De seguida, Matosinhos FC recebeu a AD Modicus Sandim que precisava vencer para se manter acima da linha de água. A equipa da casa mostrou porque se encontra a lutar pelo pódio e venceu sem sombra para dúvidas o seu adversário. Numa primeira parte mais equilibrada do que a segunda, o Matosinhos colocou-se na liderança bem cedo e nunca mais a largou. Golos de Paulo e Dário aos três e aos cinco minutos fizeram o 2-0 e, apesar da resposta aos oito minutos do número seis da formação visitante, Francisco Costa fez o 3-1 aos vinte e três minutos e selou o resultado para o intervalo. Na segunda parte a equipa de Gaia foi obrigada a abrir jogo e pressionar para tentar ganhar pontos, o que abriu espaços nas costas que o Matosinhos soube explorar. Mais três golos do seu pivot, Paulo Alexandre (total de 4 no jogo), um de Dário Soares (2 no jogo) e um de Pedro Silva, não deram hipóteses de resposta da equipa de Sandim, apesar do golo isolado aos oito minutos da segunda parte. Vitória clara e expressiva de uma equipa que tem jogado com imensa qualidade. A AD Modicus Sandim cai para a oitava posição.
O líder Boavista FC recebeu e venceu a JD Gondomar que se afasta do topo, mas se mantem segura na luta pela manutenção. 7-4 finais exprimem o domínio claro da equipa da casa, mas mostram que a formação valboense ainda deu luta e procurou conquistar pontos. Parabéns a ambas as equipas pelo excelente jogo!
O C. Académico de Pedras Rubras recebeu o GDC Cohaemato. Em risco de descida a formação de Leça da Palmeira queria vir contrariar a expressiva derrota que sofreu em sua casa. Aproveitou mais um jogo fraco da equipa da casa em que não souberam impor o ritmo a uma equipa que tinha claramente menos argumentos. 1-1 significam mais dois pontos perdidos na luta pelo topo e condenam a formação de Pedras Rubras praticamente a limitar-se a lutar pelo quarto lugar. Quanto à Cohaemato, um importante ponto que lhes permite manter-se acima da linha de água nesta jornada. Ficam os comentários do treinador adjunto da equipa da casa.
“Tínhamos em perspetiva um jogo equilibrado que se iria discutir em pormenores, algo que já tinha acontecido na primeira volta, tendo sido isso mesmo transmitido aos meus jogadores. Um jogo muito equilibrado a todos os níveis, com uma primeira parte da minha equipa com mais oportunidades de golo, algo que não aconteceu entregando um pouco essa parte ao adversário no segundo tempo. No final um empate que para mim e para a minha equipa soube a pouco, porque sem dúvida temos qualidade para fazer muito mais. Foi um bom jogo de futsal. Boa semana a todos.”
A terminar, Arsenal C. Parada recebeu o ultimo classificado em mais um excelente jogo de futsal. Apesar de serem duas equipas abaixo da linha de água, observou-se um grande jogo com excelentes jogadas e futsal muito interessante de ambos os lados.
Ambas as formações se apresentaram abertas, ofensivas e com muita vontade de vencer e marcar o máximo possível, o que proporcionou uma grande experiência para quem foi assistir.

Uma primeira parte muito equilibrada com ambas as equipas defensivamente muito organizadas, não anteviam o espetáculo de golos que surgiram na segunda parte. Aos treze minutos um grande remate do capitão Hugo da equipa da casa, foi defletido nas costas do guarda redes do GDR Retorta e fez o 1-0 com que fomos para o intervalo. Na segunda parte ambas as equipas entraram cheias de vontade. Em quinze minutos apenas houve quatro golos, três do Arsenal e um do Retorta. Aos dezanove minutos o capitão da equipa da casa assinala o seu “hattrick” (coloco entre aspas pois o primeiro golo pode ser considerado autogolo, mas não podemos tirar mérito ao excelente jogador. Nos últimos dez minutos, após um penalti para a formação visitante, o jogo equilibrou e a formação de Valongo marcou mais dois golos fazendo o 6-3 final. Grande jogo. Três importantíssimos pontos para a equipa maiata que mantém bem vivo o sonho da manutenção.
Ao fim da 15ª jornada assim se encontrava a tabela classificativa:

Esta semana mais cinco excelentes desafios que certamente valerá a pena assistir.
Sábado, JD Gondomar recebe a A. Académica de Leça. Duas equipas com classificações bem diferentes, veremos se a formação gondomarense consegue surpreender.

À mesma hora, GDC Cohaemato recebe o Matosinhos Futsal C. A formação de Leça precisa vencer para lutar pela manutenção e procurará surpreender novamente a formação rival de Matosinhos. No entanto, a equipa visitante encontra-se em excelente forma e não irá facilitar neste jogo. Quem sairá vencedor?
Mais tarde Casa FC Porto Rio Tinto recebe o Arsenal C. Parada num jogo entre duas equipas “aflitas” veremos quem levará a melhor e se manterá na corrida pela manutenção. Em caso de derrota, a formação de Rio Tinto garante já a descida.
Domingo, o quarto classificado, C. Académico Pedras Rubras, desloca-se a Valongo para visitar o último GDR Retorta. Um jogo que se prevê bastante desequilibrado, no entanto, a formação de Valongo tem surpreendido pela sua forma e pode surpreender no resultado. Veremos.
Por fim AD Modicus Sandim recebe o líder Boavista FC num jogo que se prevê muito difícil para a equipa da casa. Em caso de vitória o Boavista garante matematicamente o “título” desta série!
Apareçam nos pavilhões pois valerá certamente a pena.
Um grande obrigado a todos os treinadores que contribuíram para este comentário, desejo uma boa semana de treinos a todos e uma excelente décima sexta jornada.
Agradeço a colaboração de todos os treinadores ou outros agentes desportivos que possam contribuir para a melhoria destes comentários, o meu email segue em baixo para me enviarem análises, comentários, fotos, vídeos, sobre qualquer jogo desta série. Obrigado.
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Não possuí direitos para inserir comentários

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.