Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Manutenção/Descida – Ainda a meio gás
Ainda a meio gás, ainda com quatro equipas paradas, mas mesmo assim arrancou a 2ª Fase de Manutenção/Descida. Com os com o quarto e quinto classificado da primeira fase ainda indefinidos, JD Gondomar e Arsenal C. Parada ainda não jogaram.

No Sábado defrontaram-se dois clubes da série 2. Casa F. C. Porto Rio Tinto recebeu a AD Modicus Sandim. Com dois empates nos dois jogos já realizados entre as duas formações esta época, ambas queriam certamente conseguir mais do que apenas um ponto. E foi de facto um excelente jogo para quem decidiu assistir. Duas equipas abertas, sem medo e com vontade de marcar golos apresentaram-se nesta tarde.
A equipa visitante marcou primeiro e cedo logo aos três minutos por intermédio do seu número sete que fez um excelente jogo. 
Aos dezassete minutos de jogo a equipa da casa, beneficiando de um autogolo do adversário, faz o 1-1 com que fomos para o intervalo, revelando o jogo equilibrado que se viveu. Na segunda parte o jogo abriu ainda mais e assistiu-se a um excelente festival com cinco golos marcados no total. Foi a equipa da casa a entrar melhor com o seu atleta Carlos (10) a marcar um bom golo logo aos dez minutos. No entanto o Modicus não se deixou ficar e empatou dois minutos depois. O jogo continuou vivo, a equipa gaiense manteve o pé no acelerador e um minuto depois de empatar dá a volta ao resultado marcando o 2-3. O Modicus nunca mais saiu de cima do jogo e dois minutos depois (16’) alarga para dois golos de vantagem permitindo ao seu atleta número sete fazer um hat trick. O jogo manteve-se equilibrado a partir daqui, com o equipa da casa a procurar reduzir tendo-o feito já perto do final após um excelente remate Csrlos com o seu colega numero sete a finalizar para dentro das redes. 3-4 no fim, três pontos para a equipa visitante e nenhum ainda para a equipa de Baguim. Um resultado que revela o excelente jogo que se assistiu. Ficam as declarações do treinador da equipa da casa:

Antes de mais é com muito gosto que darei o meu contributo de análise da série juniores C fase manutenção ao meu amigo Pedro Morais, estes miúdos merecem toda a nossa divulgação em contributo do Futsal.
Quanto ao jogo contra o AD Modicus já estava a espera que fosse um jogo equilibrado devido a qualidade de ambos planteis… Primeira parte de jogo meus atletas entram algo nervosos e passado pouco tempo sofríamos o primeiro golo…. por uma falta de atenção nos com linhas mais avançadas e o Modicus com linhas baixas e a procurar o erro…. Na segunda parte conseguimos dar a volta ao resultado virando para 2-1 mas mais uma vez em dois minutos seguidos dois golos quase oferecidos de nossa parte e o Modicus passa para frente do marcador. Continuamos a procurar o empate com linhas muito avançadas mas a equipa de Sandim foi mais astuta e aproveitou mais um erro nosso, ainda sofreu o 3-4 mas já não havia tempo para mais. Boa semana a todos e até breve.”

No Domingo à hora de almoço a formação de Leça, GDC Cohaemato deslocou-se a Valongo ao reduto do GDR Retorta. Defrontavam-se os dois últimos classificados de cada série e era um duelo que despertava muita curiosidade. Acabou por ser um jogo de praticamente um único sentido. Uma equipa muito bem organizada da Cohaemato praticamente não deu hipóteses ao seu adversário. O 1-3 ao intervalo que rapidamente se transformou em goleada num jogo em que pouco mais há a dizer senão salientar as grandes diferenças entre ambas as formações. Três pontos para a equipa visitante e uma goleada por 9-1 ditaram o resultado final.
Ao final da tarde, mais um grande jogo. A jornada de abertura da primeira fase, tornou-se na jornada de abertura da segunda fase. Depois de uma vitória na primeira jornada e uma derrota na oitava jornada, C. Académico Pedras Rubras deslocava-se novamente ao Pavilhão de Leça da Palmeira para defrontar a AA Leça. Com a equipa da Maia a fazer uma segunda volta muito aquém das expectativas e a equipa de Leça a estar em crescendo anteviam-se muitas dificuldades para a equipa visitante. Duas excelentes formações de defrontaram, a equipa visitante tendo-se apresentado muito mais limitada com apenas duas opções mais o guarda-redes no banco. Um jogo extremamente equilibrado entre duas equipas muito combativas. Um 0-0 ao intervalo que refletia o equilíbrio do jogo tendo existido oportunidades para ambos os lados. Previa-se uma segunda parte em que, a jogar em casa e com muito mais opções no banco, a equipa de Leça partisse em busca do resultado. E assim foi, mais forte, mais pressionante e com muito mais energia a equipa da casa tomou conta do jogo. Ainda assim a equipa visitante uniu-se, foi resistindo e foi criando perigo de contra-ataque. Mas como quem não marca sofre, após muita insistência a AA Leça marcou o 1-0. Foi nesta altura que a equipa visitante cresceu um pouco a nível de domínio e começou a jogar de cinco para quatro tendo conseguido empatar rapidamente o jogo. O Leça respondeu na mesma moeda e a jogar com quinto elemento, aproveitou uma entrada disparatada de um elemento adversário e passou novamente para a frente do resultado. Desta feita, a perder, a equipa visitante mostrou que ainda tinha folego para lutar, encarou o adversário cara a cara e conseguiu empatar o jogo. O 2-3 surge pouco depois numa insistência em jogo com quinto elemento da equipa visitante e dita a vitória suada desta combatente equipa. O último golo surge já numa altura em que a excelente formação de Leça procurava desesperadamente empatar e, sem guarda-redes, perde a bola. Um golo que dita o 2-4 final, um resultado demasiado desequilibrado para o jogo que se viveu mas que premeia a equipa que mais resistiu, lutou e se uniu durante todo o jogo.
Ao fim destes três jogos da 1ª Jornada, assim se encontra a tabela classificativa:
Para esta jornada teremos mais quatro equipas paradas, fruto da ainda não resolução do caso pendente relativo ao jogo entre Boavista FC e JD Gaia da última jornada da 1ª Fase.

Domingo de manhã o C. Académico de Pedras Rubras, embalado pela excelente vitória da primeira jornada, recebe o Arsenal C. Parada, já parado há um mês. Duas equipas com um percurso semelhante na 1ª fase, irão certamente proporcionar um excelente espetáculo.
Há hora de almoço, GDC Cohaemato recebe a Casa FC Porto Rio Tinto. Equipa da casa com três pontos e equipa visitante ainda com 0. Irá a equipa da casa continuar as vitórias e manter-se no pódio ou irá a equipa visitante lutar para igualar em pontos o seu adversário. Excelente jogo para se assistir.
A meio da tarde AD Modicus Sandim recebe a JD Gondomar. A equipa da casa estará motivada pela excelente vitória da primeira jornada, mas, a equipa visitante quererá aproveitar o descanso na jornada anterior para voltar na máxima força e vencer este adversário. O registo de uma vitória em casa para o Modicus e uma vitória em casa para a JD Gondomar não nos permite fazer prognósticos e faz-nos esperar mais um excelente e equilibrado espetáculo!
AA Leça e GDR Retorta descansam esta jornada. Ficam mais dois jogos em atraso devido à lentidão do processo da 1ª fase, acumulando esta série já quatro jogos em atraso. Esperemos que este processo seja resolvido rapidamente.
Serão certamente três excelentes partidas de futsal que fazem valer a pena deslocarmo-nos a estes pavilhões.

Fase Campeão – Caxinas entrou com tudo
Não conseguindo seguir diretamente todos os jogos desta fase, irei fazer um pequeno comentário aos resultados e peço a colaboração de todos os treinadores para tentar acompanhar o melhor possível a excelente fase de campeão.

Sábado ao final da tarde, FC Unidos Pinheirense recebeu o primeiro classificado da primeira série, ADCR Caxinas. Claramente favorita, a equipa de Vila do Conde não desiludiu, vencendo por seis bolas sem resposta a equipa valboense. Um jogo em que houve apenas um sentido, mas que certamente ajudou a equipa da casa a crescer e a melhor se preparar para os seguintes adversários. Deixo-vos com as declarações do treinador da equipa da casa:
Iniciou no passado dia seis de janeiro de 2018 a 2ª fase do Campeonato Distrital de Juniores C da A. F. Porto – série de apuramento do campeão. Estamos onde queríamos muito estar, a jogar com os melhores. Depois de um apuramento conseguido com muito trabalho, iniciamos esta fase com o objetivo claro de evoluir, onde iremos encontrar a cada jornada adversários de nível elevado e que darão aos nossos atletas uma maior competitividade para uma maior e mais consistente evolução e crescimento. Iniciamos esta fase defrontando o maior dos candidatos ao título, pelo seu histórico e pela sua qualidade, a A. D. C. R. Caxinas e Poça da Barca. Jogo complicado, como de certeza serão todos. No seguimento do processo definido para a evolução da nossa equipa, com o objetivo de experimentar e dar mais ferramentas aos nossos atletas para o futuro, iniciamos a partida com um bloco mais baixo do que o habitual e num formato novo trabalhado de raiz e que por isso ainda não está assimilado na perfeição e isso foi notório, apesar da primeira oportunidade ter sido do Pinheirense, podíamos ter feito 1-0 numa situação de 1xgr e partido na frente, o Caxinas dominou em todas as fases do jogo, com um jogo ofensivo bastante fluido com variações de ala e a tentar procurar desequilíbrios na velocidade da circulação da bola, sempre com apoios vários ao portador criando soluções diversas e com linhas defensivas agressivas e bem subidas na nossa saída de bola, foi criando situações de perigo e cedo chegou ao 2-0. Depois aconteceu algo inesperado com a luz do pavilhão a ir a baixo e a provocar uma interrupção no jogo.
Enquanto aguardávamos discutimos alguns aspetos do jogo e decidi voltar ao formato habitual defensivamente, mas no retomar do jogo o Caxinas somou mais um golo e foi para intervalo com 3-0. Na segunda parte e apesar do esforço da minha equipa em tentar melhorar a prestação o Caxinas foi sempre superior e acabou por marcar mais golos, ganhando a partida por 6-0. Relativamente à arbitragem e apesar de o jogo não ter sido difícil, para além das questões técnicas em que esteve globalmente bem foi mais uma equipa que cooperou com o jogo e os seus intervenientes e teve sempre uma postura de diálogo e cordialidade o que é sempre positivo e de salientar. A todos deixo o desejo de muito sucesso e votos de um 2018 em grande!

Domingo à tarde, os segundos classificados das séries da primeira fase “Póvoa Futsal C Vs AM Granja” defrontaram-se e confirmaram que encontram-se no mesmo nível. Um excelente e muito equilibrado jogo, entre duas excelentes equipas terminou num resultado de 2-3 com a equipa maiata a conseguir levar de vencida a formação poveira.
O vencedor da série 2, Mosteiro FC, descansou devido à indefinição do terceiro classificado da série 1.
Assim se encontra a tabela classificativa no fim da 1ª jornada:
Apareçam nos pavilhões para apoiar as vossas equipas ou simplesmente para assistir a futsal de qualidade pois estes jovens atletas merecem!!

Um grande obrigado a todos os treinadores que contribuíram para este comentário, desejo uma boa semana de treinos a todos e uma excelente 2ª Jornada.
Não sendo eu profissional e apenas colaborando de bom grado para este portal, queria salientar aos diversos leitores e sobretudo aos mais críticos que me limito a fazer as análises de acordo com o meu ponto de vista tendo em conta os jogos que o meu tempo me permite ver e, quando não mo permite, os comentários e descrições dos treinadores que aceitam colaborar. Para quem as acha “injustas e desajustadas”, o meu email segue em baixo para me enviarem análises, comentários, fotos, vídeos, sobre qualquer jogo desta série. Obrigado.
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.