FC Unidos Pinheirense salta para a liderança isolada
A jornada vinte ficaria sempre marcada pelo jogo grande entre GDC Cohaemato e FC Unidos Pinheirense, qualquer que fosse o resultado. Era o jogo grande. Restava saber, em caso de vitória, para que lado iriam cair os três pontos. E, depois de uma perseguição de treze jornadas, sem tréguas, a equipa do U. Pinheirense passou para a liderança isolada da prova.

Num jogo emotivo, os visitantes foram mais fortes do que o Cohaemato e venceram por 3-5. Ambas as equipas mostraram o porquê de estarem destacadas nos dois primeiros lugares, vindo ao de cima a qualidade dos praticantes dos dois conjuntos. Agora o FC Unidos Pinheirense lidera com três pontos de vantagem sobre o GDC Cohaemato, mas ainda há seis jornadas em disputa. Nada está decidido.
A jornada foi marcada pelo equilíbrio em termos de resultados. A exceção foi para o Boavista FC, que recebeu e goleou o CR Bougado por 9-1. A equipa da casa, mais uma vez, mostrou grande intensidade de jogo e o porquê de estar em terceiro lugar. Já o CR Bougado teve um revés inesperado, face aos números em questão. Vinham de uma vitória frente ao Cohaemato e esperava-se um resultado equilibrado. Ainda assim, a turma da Trofa mantém o sétimo lugar na classificação.
A AD Modicus Sandim teve uma tarefa difícil na receção à ADC Santa Isabel. A vitória pela margem mínima (6-5) revela a boa réplica que os visitantes deram nesta partida, confirmando-se a sua subida de forma no campeonato. Ainda assim, os três pontos caíram para o Modicus, que mantêm o quarto posto. A equipa da ADC Santa Isabel também mantém o oitavo lugar.
Em casa da AR Restauradores Brás Oleiro, a equipa da A.Miramar Império não foi capaz de levar a melhor. Num jogo em que a equipa visitada entrou melhor, a equipa de Gaia deu a volta e esteve na frente do marcador na segunda parte, mas os Restauradores deram nova volta ao marcador para conseguirem o 5-3 final. Foi um jogo emotivo e com grande qualidade de parte a parte, com uma equipa do Miramar a prometer uma grande luta pela manutenção até final. Os Restauradores permanecem em quinto lugar e o Miramar Império no décimo primeiro lugar, primeiro lugar abaixo da linha d’água.
Quem voltou às vitórias, após três derrotas consecutivas, foi o GDR Retorta, não perdendo terreno para as equipas imediatamente acima na classificação. A equipa de Valongo recebeu e venceu o GDC Escolas Modelos por 4-2, dando a volta à sua fase negativa. Já a equipa de Modelos não conseguiu o mesmo feito,  somando a sua terceira derrota consecutiva e não abandonando o décimo segundo lugar.
Outro dos vencedores da jornada foi o Rio Ave FC. Primeiro porque venceu a JD Gaia, fora de casa por 3-4. E depois porque se distanciou da zona de descida, estando agora a quatro pontos da A. Miramar Império. Além disso aproximou-se do nono lugar, estando agora em décimo e a seis pontos da JD Gaia, seu adversário neste jogo.
Para finalizar, tínhamos o jogo entre os dois últimos. O CD Aves deu, provavelmente, o último suspiro na luta pela manutenção, ao receber o GD Juventude Matosinhos e perder por 3-5. A equipa da Vila das Aves está agora a treze pontos do décimo lugar e praticamente condenada à descida de divisão. Por outro lado, a Juventude ganhou mais um fôlego na luta pela manutenção, estando agora a sete pontos do Rio Ave FC, primeira equipa acima da linha d’água, mas mantendo o penúltimo lugar da classificação.
JOGOS EM DESTAQUE PARA A 21ª JORNADA:
FC Unidos Pinheirense (1º) Vs (3º) Boavista FC: Novo jogo grande esta jornada. Agora entre o “novo” primeiro classificado isolado e o terceiro. A equipa da casa tem-se mostrado demolidora, mas os forasteiros vêm de grandes vitórias e grandes exibições. A não perder.
ADC Santa Isabel (8º) Vs (6º) GDR Retorta: Duas equipas de grande qualidade, com o GDR Retorta a regressar aos triunfos e a ir para este jogo com mais confiança. Mas a equipa da casa também está num bom momento.
CR Bougado (7º) Vs (9º) JD Gaia: Jogo interessante, estando em disputa o sétimo lugar. Ambas as equipas perderam na última jornada, ambas quererão deixar esses jogos para trás.