Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Póvoa ultrapassa rival direto e está agora mais isolado
Nesta jornada, na luta pelo topo, o Póvoa foi claramente o vencedor, ao receber e vencer o Matosinhos Futsal por 3-1.

O CCD Ordem subiu ao terceiro posto, após vitória caseira frente ao Santa Isabel e o Boavista passou para quarto, indo empatar a casa do quinto classificado, os Restauradores do Brás Oleiro. Mas vamos então mais ao pormenor.
Na luta pela permanência, a Casa FCP Rio Tinto recebeu e venceu o CR Bougado, fazendo valer o favoritismo de quem jogava contra a única equipa que ainda não pontuou na prova. O resultado final, um claro 5-1, faz com que a equipa de Rio Tinto esteja agora a apenas um ponto da permanência. Já o CR Bougado confirmou praticamente a descida matemática à segunda divisão.
Quem não conseguiu sair da zona perigosa foi a JD Gaia, num jogo em que foi a casa do Rio Ave FC perder por 5-1. Era um jogo importante para ambas as equipas, sendo que para o Rio Ave é quase a garantia da manutenção nesta divisão. Para a JD Gaia seria o manter de uma vantagem segura para os lugares de descida, mas com este resultado temos agora três equipas muito juntas na luta pela permanência, enquanto que o Rio Ave está praticamente fora de perigo.
Curiosamente também por 5-1, a equipa da AD Penafiel foi perder a casa do FC Unidos Pinheirense B, e viu-se ultrapassada na classificação pela equipa da Casa FCP Rio Tinto, estando agora no décimo segundo lugar mas a apenas dois pontos dos lugares seguros. A equipa da casa mantém-se na perseguição ao quinto classificado, estando agora a cinco pontos da equipa dos Restauradores.

JOGOS EM DESTAQUE:
CCD Ordem Vs ADC Santa Isabel
No jogo com mais golos da jornada, a equipa do CCD Ordem recebeu e venceu o ADC Santa Isabel por 8-4. Com este resultado a equipa da Ordem subiu ao terceiro posto, estando à espreita de qualquer escorregadela na frente para subir mais uma ou outra posição. Em oito jogos na segunda volta, a equipa da Ordem só soube vencer. Já a ADC Santa Isabel mantem-se no oitavo posto.

Demos a palavra aos treinadores. Agostinho Peixoto, treinador do CCD Ordem, começa por referir que “pelas dificuldades que nos criaram na primeira volta, sabíamos que não iria ser um jogo fácil. Como tal, não descurámos nenhum aspeto do mesmo e encarámo-lo como encaramos todos os jogos, como se de uma final se tratasse, pois o nosso lema é sempre o mesmo: ganhar!” O treinador da equipa da casa começa por explicar o plano inicial para este jogo. “O jogo iniciou-se com a nossa equipa a tentar controlar o jogo e a pressionar o adversário logo à saída da sua área, não deixando que se organizassem, obrigando-os a errar e assim tirar proveito desse mesmo erro. Quando tínhamos posse de bola, partíamos em ataque organizado, com trocas rápidas, tendo com esta postura e vontade inaugurado o marcador logo ao segundo minuto de jogo.” Este bom início da equipa do CCD Ordem foi, na opinião de Agostinho Teixeira, o manter da imagem de marca da sua equipa, que conseguiu nunca baixar o ritmo. “O jogo desenrolou-se sempre na mesma toada, e pelo que fizemos durante toda a partida a nossa vitória é merecida e o resultado ajusta-se ao que se passou.” Depois, destacou também a qualidade ofensiva da sua equipa. “Sofremos um ou outro golo que poderia ter sido evitado, mas somos uma equipa com um pendor atacante muito forte, como demonstram os 117 golos marcados até ao momento. Temos jogadores que fazem a diferença em termos ofensivos e isso às vezes origina que fiquemos um pouco descompensados defensivamente.” A finalizar, Agostinho Peixoto deixou os “parabéns às duas equipas pela forma que enfrentaram o jogo”, deixando a promessa de que ”da nossa parte vamos manter o foco até ao final do campeonato para tentar chegar o mais acima possível na classificação final. Um bem-haja a todos!
Da parte da ADC Santa Isabel não houve disponibilidade para o comentário a esta partida.

Póvoa Futsal Clube Vs Matosinhos Futsal Clube
Era o jogo da jornada, entre duas excelentes equipas, que ocupavam e ocupam os dois primeiros lugares da tabela. O resultado final foi uma vitória por 3-1 para o Póvoa, que assim aumentou a diferença na liderança para quatro pontos, estando agora o Matosinhos a essa mesma distância do topo.

Passando a palavra aos treinadores, Pedro Maia, pela parte do Matosinhos Futsal Clube, começa por referir que se tratou de um “jogo bastante intenso entre os dois primeiros classificados. Defrontamos uma equipa com uma boa organização defensiva e com processos ofensivos bastante simples. Na primeira parte tivemos mais posse de bola , mais remates mas infelizmente não conseguimos materializar esse domínio. O adversário por seu lado foi mais eficaz , conseguiu fazer 2-0 talvez um pouco contra a corrente do jogo, mas mesmo assim continuamos a procurar o golo e já perto do intervalo reduzimos para 2-1.” Com um resultado negativo ao intervalo, Pedro Maia e os seus jogadores tentaram dar a volta aos acontecimentos. “Na segunda parte a nossa equipa tudo tentou para reverter a situação, mas nunca conseguimos desmontar a boa organização adversária. Depois já perto do fim e quando arriscamos o guarda redes avançado levamos o 3-1 e a partir daí o jogo ficou fechado.” Em resumo, o treinador da turma matosinhense explica que “a exemplo da primeira volta parece-me que a nossa equipa trabalhou e bem para outro resultado, mas infelizmente não foi possível”, finalizando com os “parabéns ao adversário, porque foi competente nos momentos defensivos e mais eficaz que nós na hora de finalizar. Boa semana de treinos a todos”.
Da parte do Póvoa Futsal Clube não houve disponibilidade para comentar este desafio.

AR Restauradores Brás Oleiro Vs Boavista FC
A AR Restauradores Brás Oleiro recebeu e empatou a 1-1 com o Boavista FC. Um resultado que não interessava a ambas as equipas, dado ambas perderem terreno para os lugares cimeiros.

Da minha parte, Rui Cabral, vou comentar pela primeira vez, de forma mais aprofundadam um jogo da minha equipa: a AR Restauradores do Brás Oleiro. E em resumo posso dizer que foi um jogo com dois golos apenas, marcados de livres de dez metros, no final da cada parte. Chegámos ao 1-0 no final da primeira parte, e sofremos o 1-1 no final da segunda. Jogámos bem, tentámos pressionar sempre o Boavista e mandar no jogo. Penso que acabámos por conseguir uma boa exibição e falhámos alguns golos em alturas em que podíamos ter ganho outro balanço no jogo. No entanto, do outro lado estava uma equipa excelente, bem organizada, com excelentes executantes. Não é uma equipa qualquer. E apesar do Boavista FC ter marcado no último minuto, a festa foi fugaz, pois ambas as equipas ficaram frustradas por terem perdido dois pontos. Para nós, Restauradores, era talvez uma última hipótese de chegarmos mais perto dos primeiros lugares. Para o Boavista também era importante não descolar do topo e manter a moral em alta. Resta-me dar os parabéns ao Boavista pelo jogo efetuado, mas acima de tudo dar os parabéns àqueles que passam muitas horas comigo e que também têm dado tudo ao longo da época: os meus jogadores. Aos que jogaram, aos que ficaram de fora, todos sentiram o golo no final e a perda do objetivo para este jogo por meros segundos. Tenho orgulho neles e vamos continuar a trabalhar para acabarmos a época em grande.
Do lado do Boavista FC, o treinador Duarte Alves ressalva que “foi um jogo que nenhuma das equipas queria perder. Duas grande equipas, claro que saímos os dois um pouco frustrados, mas pensando bem foi um grande jogo, dos melhores deste campeonato.” Duarte Alves destaca também todo o empenho de quem esteve em campo. “Cada miúdo deixou tudo na quadra, deram tudo que tinham em prol dos seus emblemas. É daqueles jogos que nos orgulham da modalidade, que nós amamos para a qual dedicamos muito tempo das nossas vidas e que nos faz pensar que vale a pena cada segundo que passamos com eles...”.

Resumindo, um grande jogo entre duas grandes equipas, bem jogado e sempre com grande entrega e respeito, como esta modalidade merece.
Mais uma vez, nunca é demais agradecer o contributo dos treinadores que têm engrandecido este espaço. Um resto de boa semana de treinos!

Jogos em destaque para a 22ª jornada:
Matosinhos Futsal Clube (2º) Vs (9º) Rio Ave FC: A equipa da casa está proibída de perder pontos. Primeiro para se manter na luta pelo título, e depois para manter-se nos lugares de acesso à competição nacional. Mas o Rio Ave, que foi a primeira equipa a vencer o Boavista esta época, está de volta aos bons resultados e tem qualidade para complicar as coisas.

ADC Santa Isabel (8º) Vs (6º) FC Unidos Pinheirense B: Jogo que se prevê com grande qualidade, entre duas equipas muito bem organizadas e com muito bons executantes. A seguir.