Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Boavista FC perde liderança em casa. Póvoa regressa ao topo
As emoções continuam ao rubro no topo da classificação. Após uma derrota em casa, o Boavista FC acabou por ceder o primeiro lugar de volta ao Póvoa Futsal Clube. À espreita, e a apenas três pontos do topo, continua o Matosinhos Futsal Clube.

Mas vamos começar pelo jogo que opôs duas equipas que estão na luta pela manutenção. A JD Gaia recebia a Casa FCP Rio Tinto e previa-se um jogo equilibrado. Separadas por apenas 3 pontos, com a JD Gaia a ocupar o primeiro lugar acima da linha d’água, acabou por ser a equipa da casa a sair vencedora deste confronto, conseguindo uma vitória preciosa por 4-2. Com este resultado a JD Gaia mantém o décimo lugar, mas agora já a quatro pontos dos lugares de descida. Já a Casa FCP Rio Tinto está a agora seis pontos da manutenção, no décimo segundo posto, tendo perdido assim esta batalha para um rival direto.
No jogo que permitiu o regresso do Póvoa Futsal Clube ao topo, a AD Penafiel disputou o resultado até final, apenas perdendo por 3-4. Um resultado inglório para a turma penafidelense, que apesar da boa réplica viu a JD Gaia afastar-se na classificação. A equipa de Penafiel está a agora quatro pontos da manutenção, ocupando o décimo primeiro lugar. Já o Póvoa, como referimos antes, regressou ao primeiro lugar da classificação.
Quem continua sem pontuar é a turma de Bougado. O CR Bougado recebeu e perdeu por 0-5 com o F.C. Unidos Pinheirense “B” e mantém-se assim no último lugar da classificação. Já a equipa de Valbom mantém-se na perseguição ao quinto classificado, estando em sexto lugar a quatro pontos de distância.
E em quinto lugar mantém-se a AR Restauradores Brás Oleiro, que foi a Campo vencer o GDR Retorta por 3-6. Num jogo bem disputado, com a equipa da casa a mostrar que está bem viva apesar de se manter no penúltimo posto, foram os Restauradores a conseguir adiantar-se no marcador e a manter essa vantagem até final. Com este desfecho o GDR Retorta está com apenas oito pontos no penúltimo lugar. Já os Restauradores mantêm o quinto posto, a três pontos do quarto lugar.

JOGOS EM DESTAQUE

ADC Santa Isabel Vs Matosinhos Futsal Clube
Um dos jogos em destaque para esta jornada foi o ADC Santa Isabel frente ao Matosinhos Futsal Clube. O resultado final fixou-se num 0-4 a favor dos matosinhenses, levando os forasteiros ao segundo lugar a apenas três pontos do topo. Já a equipa do Santa Isabel mantém-se no oitavo lugar, a três pontos do sétimo.

Para Marcelo Morgado, treinador do Santa Isabel, no geral considerou que foi “um bom jogo, contra uma equipa que, na minha opinião, é das melhores do nosso campeonato. Sendo assim, estávamos bem cientes das dificuldades que íamos encontrar. Na primeira Parte é de salientar a forte organização do Matosinhos Futsal Clube e a capacidade individual técnica dos seus jogadores, criando as maiores e melhores oportunidades de perigo que, salientado a exibição a alto nível do nosso guarda-redes na primeira parte, foram todas anuladas. No entanto, também conseguimos chegar à baliza adversária com possibilidade de marcar, principalmente em esquemas táticos (cantos e lançamentos) e na nossa exploração, em organização ofensiva, do espaço interior.” Com o resultado em 0-0 ao intervalo, Marcelo sabia que a etapa complementar “ia exigir um nível defensivo muito alto da nossa parte e de grande concentração. Algo que não aconteceu, sofrendo o 0-1 logo nos primeiros minutos. De seguida, seguiram-se alguns minutos de um maior equilíbrio entre as duas equipas com oportunidades para os dois lados, mas que, mais uma vez, pecamos na finalização. Não conseguimos e, para piorar, o nosso guarda redes fez falta dentro de área, originando um penálti e o consequente 0-2.” Depois foi o arriscar em busca de um resultado positivo. O treinador do Santa Isabel explica. “Até ao final do jogo decidimos arriscar com o 5x4 à procura de equilibrar o resultado. No entanto, fomos um pouco precipitados nas decisões, o que levou a sofrer o 0-3 e o 0-4. No fim, a equipa sentiu que o jogo poderia ter sido diferente e que esteve bem à altura de uma equipa que, com muito mérito, luta pelo primeiro lugar e que conseguiu uma vitória justa a meu ver.” A terminar, Marcelo Morgado refere que continuam “focados na nossa “missão” e queremos que o próximo jogo chegue rapidamente com o principal objetivo de regressar às vitórias.
Da parte do Matosinhos Futsal Clube, o seu treinador Pedro Maia começou por agradecer “nova oportunidade para falar um pouco mais dos nossos jogos e ao mesmo tempo aproveito para desejar um bom 2018 a todos!” Quanto ao jogo, “fizemos talvez uma das nossas exibições mais bem conseguidas da época. Assumimos o jogo praticamente desde o seu inicio com uma optima circulação de bola, procurando sempre desmontar a boa organização do adversário, quer através de ataque organizado, quer através de lances de estratégia e ao mesmo tempo ter aí um bom critério para não dar transições ao adversário, situação onde eles são fortes. Conseguimos criar bastantes situações de finalização na primeira parte, mas infelizmente não soubemos materializar o caudal de jogo ofensivo que tivemos, umas vezes mérito do adversário outras vezes por ineficácia da nossa parte.” No segundo tempo as coisas mudariam. Pedro Maia destaque o que considera ter sido a chave para a vitória. “Na segunda parte fizemos o 1-0 logo a abrir e penso que isso foi a chave para o que veio a seguir. Não tivemos tanta posse de bola como na primeira parte, pois o adversário subiu as linhas e nós, por estratégia, baixamos um pouco a primeira linha, mas o que é facto é que tivemos sempre o jogo controlado e fomos ainda capazes de fazer mais três golos e fechar o jogo.” A rematar, o treinador da turma matosinhense destaca que foi “uma vitória muito bem conseguida, num campo difícil, contra uma equipa organizada e que tem sempre equilibrado os jogos com as equipas do topo da tabela. Boa semana de treinos para todos!

AD Modicus Sandim Vs CCD Ordem
Num jogo que se previa equilibrado e com muitos momentos de bom Futsal, acabou por ser a equipa do CCD Ordem a destacar-se no marcador e a vencer por 0-5 a equipa do Modicus. Com este resultado a equipa do Modicus mantém-se no sétimo lugar. Já o CCD Ordem continua na perseguição ao trio da frente, no quarto lugar da classificação.

Para o treinador do Modicus, Gabriel Pereira, tratou-se de uma “vitória justa da equipa que mais lutou para a conseguir.” O treinador da equipa da casa salientou que a sua equipa “nunca se conseguiu impor no jogo faltando o compromisso e a atitude necessária para ambicionar lutar pela vitória.
Demos também a palavra a Agostinho Peixoto, treinador do CCD Ordem, que começou por “felicitar todos os intervenientes deste escalão, e desejar-lhes um bom ano de 2018.
Quanto ao jogo, Agostinho Peixoto sabia que “iria ser um jogo bastante difícil, tanto para nós como para o nosso adversário. Por isso entrámos com algumas cautelas defensivas, mas mantendo o nosso estilo de jogo ofensivo, sem nunca descurar a parte defensiva.
Quando ao adversário, o treinador do CCD Ordem destacou que “o Modicus apresentou-se com uma pressão muito forte ao portador da bola, tendo com isso dificultado um pouco o desempenho aos meus jogadores. Nos primeiros dez/quinze minutos, o jogo esteve equilibrado, no entanto, com o desenrolar do tempo, começamos a tomar conta do jogo e foi com naturalidade que chegamos ao golo aos dezanove minutos. Com a obtenção do golo ganhámos mais confiança, continuamos a pressionar e conseguimos o segundo golo a escassos segundos de terminar a primeira parte.
A vantagem de dois golos ao intervalo, para Agostinho Peixoto, fez com que a sua equipa entrasse para a segunda parte “muito mais confiante, mantendo um ritmo atacante sempre intenso, tendo conseguido fazer mais três golos.
Em resumo, o treinador forasteiro constata que “como prevíamos, o Modicus foi uma equipa difícil, pois tem bons executantes e uma equipa bastante coesa, que cria muitas dificuldades a qualquer equipa. A minha equipa esteve à altura e cumpriu à risca o que tínhamos delineado para o jogo. Fomos eficazes na finalização e coesos a defender, dando uma clara demonstração que somos uma equipa forte que vem a crescer de jogo para jogo, tendo melhorado muito as nossas prestações defensivas.” Agostinho Peixoto termina com votos de “parabéns a todos os intervenientes e a continuação de um bom campeonato.

Boavista FC Vs Rio Ave FC:
O resultado deste jogo acaba por ser a sensação da jornada. Não porque o Rio Ave FC não tenha qualidade para disputar todos os jogos de igual para igual, mas sim porque foi a primeira derrota do Boavista FC na prova, e que os atirou para o terceiro posto, em igualdade pontual com o Matosinhos Futsal. O resultado final foi um 0-2, com a equipa do Rio Ave a dar um bom salto na fuga à despromoção, estando agora no nono lugar a nove pontos dos lugares de perigo.

Duarte Alves, treinador do Boavista, refere que “perdemos pela primeira vez, um dia tinha de acontecer e eu sempre disse que, quando acontecesse, fosse qual fosse o adversário, tinha que ser muito melhor que nós nesse dia e o Rio Ave foi com todo o mérito.” O treinador do Boavista FC refletiu já sobre este jogo. “Temos que tirar ilações deste jogo. Claro que não éramos "os melhores do mundo” há três semanas e agora não somos “os piores do mundo". Nada disso!! Eu tentei avisar que sentia que a paragem não tinha feito nada bem à maior parte dos jogadores, mas mesmo assim fomos confiantes, talvez confiantes demais e a fazer asneiras demais.” Quanto ao futuro, para Duarte Alves há que virar a página sobre este jogo. “Agora é passado, vamos já hoje levantar a cabeça, amanhã treinar, que venha o próximo jogo rapidamente. É de certeza o que todos queremos...
Da parte do Rio Ave FC não conseguimos obter declarações sobre este desafio.

Jogos em destaque para a 19ª Jornada:
CCD Ordem (4º) Vs (3º) Boavista FC: Equipas separadas por quatro pontos na classificação. A equipa da casa tem vindo a fazer excelentes exibições, e em sua casa são muito difíceis de bater. Já o Boavista não quer afastar-se mais do topo e ficar mais longe do título. Grandes equipas a prometerem um grande jogo.

Póvoa Futsal Clube (1º) Vs (8º) ADC Santa Isabel: O Póvoa regressou ao topo, mas tem já um bom desafio frente ao Santa Isabel, equipa organizada e com bons executantes. Jogo interessante, a seguir.
Casa FCP Rio Tinto (12º) Vs (13º) GDR Retorta: A equipa que vencer este jogo pode ainda sonhar com a manutenção. Perdendo nada está perdido, mas é definitivamente um grande passo atrás. E o empate não interessa a ninguém. Prevê-se emoção!

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.