Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Boavista FC sobe ao primeiro lugar no confronto direto com o Póvoa Futsal
No topo a grande novidade foi, num jogo entre os dois primeiros, a mudança de líder, ainda que “apenas” pelo confronto direto, dada a igualdade pontual entre Boavista FC e Póvoa Futsal Clube. Mas houve muito mais “campeonato” nesta jornada.

O Matosinhos Futsal Clube mantém-se na perseguição ao duo da frente, voltando a estar a apenas três pontos do primeiro lugar. A equipa matosinhense recebeu e bateu a AD Penafiel por 8-2, traduzindo no resultado a diferença classificativa entre as duas equipas. O Matosinhos Futsal Clube mantém-se no terceiro posto, enquanto que a AD Penafiel terá que esperar por nova jornada para poder sair da zona de despromoção.
O CR Bougado deslocou-se ao sempre difícil reduto do CCD Ordem, na condição nada invejável de única equipa que ainda não pontuou na prova. E assim continua, não conseguindo fazer frente à equipa da casa e perdendo por 7-2. Com este resultado, a equipa do CCD Ordem mantém o quarto lugar, enquanto que o CR Bougado continua isolado no último lugar.
Quem também conseguiu um resultado esclarecedor foi a equipa do FC Unidos Pinheirense “B”, que recebeu e bateu o GDR Retorta por claros 8-1. A equipa de Campo não consegue assim aproximar-se dos lugares de manutenção, enquanto que a equipa da casa mantém-se no sexto posto.
A Casa FCP Rio Tinto recebia a equipa da AR Restauradores Brás Oleiro, tentando um resultado que possibilitasse a sua subida aos lugares de manutenção. Mas a equipa dos Restauradores acabou por levar a melhor e vencer por 0-4, retomando assim o caminho das vitórias. A Casa FCP Rio Tinto está assim a três pontos da manutenção, enquanto que os Restauradores estão no quinto posto, a um ponto do quarto lugar.
Quem deu um bom salto na fuga à despromoção foi o Rio Ave FC, ao receber e vencer a AD Modicus Sandim por 6-2. A equipa de Sandim vinha de uma primeira volta em retoma, juntando-se aos lugares da frente nas últimas jornadas. No entanto o início da segunda volta tem sido difícil para o Modicus, que já leva três jogos sem vencer, estando agora no sétimo lugar. Já o Rio Ave FC venceu pela segunda vez consecutiva (tendo pelo meio um jogo em atraso frente ao CR Bougado), conseguindo agora estar a seis pontos acima dos lugares de descida, no nono posto.
JOGOS DA JORNADA
O jogo da jornada teria que ser o Póvoa Futsal Clube frente ao Boavista FC. Mas, porque o campeonato não tem interesse apenas no topo da classificação, decidimos trazer também pormenores sobre o derbi gaiense JD Gaia frente à ADC Santa Isabel.

Comecemos pelo jogo entre os dois primeiros classificados. O Boavista FC foi a casa do Póvoa Futsal Clube vencer por 1-2, e subir ao primeiro lugar do campeonato. Com este resultado, a equipa do Bessa mantém a invencibilidade na prova e mantém-se a única equipa que derrotou esta época o Póvoa Futsal Clube.
Duarte Alves, treinador do Boavista FC, sabia que iria ser um “jogo importante para as duas equipas, entrámos a querer mandar no jogo para poder marcar primeiro, sabendo que se sofressemos seria muito mais dificil contra uma equipa que joga num bloco baixo, apostando no erro dos adversários.” Após esta análise feita pelo treinador do Boavista, e “depois de varias ocasiões perdidas, acabámos por chegar à vantagem, mas quando o mais difícil estava feito, no único erro nosso na primeira parte o Póvoa chegou ao golo ainda antes do intervalo.” Apesar do revés, Duarte Alves não deixou a sua equipa recuar nas suas intenções. “Voltámos e novamente assumimos o jogo, chegámos ao segundo golo e depois foi jogarmos concentrados até final.” Duarte Alves considera que, no cômputo geral, “acabámos por vencer com toda a justiça, perante um adversário nada fácil, que estava em primeiro por mérito próprio, mas estes miudos são enormes, este Boavista FC merece ser feliz.” Depois da vitória, o assentar os pés no chão: “faltam vinte e sete pontos, ainda não ganhamos nada. Estamos no bom caminho e prometemos lutar a cada jogo pelos três pontos.” Duarte Alves termina desejando “FELIZ NATAL e BOAS FESTAS! Sejam Felizes!
Da parte do Póvoa Futsal Clube não houve disponibilidade para declarações sobre este jogo.
No outro jogo de destaque, a JD Gaia recebia a ADC Santa Isabel. O resultado final traduziu-se num 2-3 a favor da equipa do Santa Isabel.
Comecemos por conhecer os pensamentos de Aníbal Correia, treinador da JD Gaia. “Foi um jogo bastante emotivo e agradável de ser visto, com bastante público.” A JD Gaia e a ADC Santa Isabel “foram duas equipas que quiseram ganhar o jogo, até porque existe bastante rivalidade entre jogadores das duas equipas, mas foi um jogo muito bom de se ver”. Em relação à sua equipa, Aníbal Correia destaque que a JD Gaia “assumiu o jogo logo de início, mas temos estado bastante mal na finalização, não só neste jogo como em outros, mas como tem sido normal nós criámos situações de golo e equipa adversaria a marcar”, lamentou o treinador da JD Gaia.  “O Santa Isabel fez então 1-0 e nós fomos à procura do empate, e conseguimos esse feito de fazermos o 1-1, mas a minha equipa tentou novamente o golo e o Santa Isabel mais uma vez faturou, em mais uma oferta de um jogador nosso, a oferecer o golo à equipa adversaria.” Perante este cenário, a equipa do mister Aníbal Correia não desistiu. “Depois lá fomos  nós, novamente, à  procura do golo do empate, e em mais uma oferta de um meu jogador, a cair e a perder a bola, e mais um golo do Santa Isabel, que pôs o resultado em 1-3.” A JD Gaia deu tudo para discutir o resultado até final. O treinador da equipa gaiense revela que mandou “subir a equipa e, num espaço de pouco tempo, lá fizemos o segundo golo.” Em relação à arbitragem, Aníbal Correia indica que “não foi por aí que perdemos, apenas já no final do encontro acho que temos um penalti a nosso favor, mas no cômputo geral estiveram bem.” Para finalizar, Aníbal Correia explica as dificuldades que vai tendo ao longo da época. “Temos andado, desde o principio do campeonato, a jogar sempre com cinco iniciados, porque não temos Juvenis suficientes.” O facto destes Iniciados terem que jogar por este escalão faz com que, por vezes, joguem em dois dias seguidos, e o treinador da JD Gaia considera que isso afeta a equipa, considerando que a mesma “oscila muitas das vezes, porque jogam ao  sábado e jogam ao domingo. Andam bastante cansados”, rematando Aníbal Correia com a opinião de que se tratou de um “jogo bem disputado, foi bonito, perdemos mais uma vez e não será a última. Não e fácil gerir a equipa assim, mas vamos ver até onde vamos.
Do lado da ADC Santa Isabel, o treinador Marcelo Morgado considerou que “de um modo geral foi um jogo muito bem disputado, onde desde muito cedo a JD Gaia impôs uma forte posse de bola e muito organizada, apresentando ideias de jogo muito bem definidas e uma grande capacidade de remate exterior, principalmente do fixo, o que nos obrigou, em primeiro lugar, a adotar uma estrutura muito forte defensiva e organizada, e explorar nos momentos certos os desequilíbrios defensivos da JD Gaia.” Marcelo Morgado continua a explanação das suas ideias, constantando que “apesar da superioridade em termos de posse da JD Gaia, soubemos aproveitar os erros da equipa adversária e fomos mais eficazes e capazes em momentos de transição ofensiva e na finalização, criando as melhores oportunidades de golo da primeira parte, com bons momentos coletivos a “um, dois toques”. O treinador do Santa Isabel também falou da capacidade da sua equipa. “Gostaria de salientar a atitude da nossa equipa e união até aos últimos minutos do jogo da segunda parte, contra uma equipa que nos criou muitas dificuldades, como já esperávamos. Nós sabíamos perfeitamente a importância deste resultado na “luta” para nos distanciarmos dos lugares de descida, e assim poder olhar cada vez mais para os lugares de cima, onde a equipa sente que é o seu lugar.” A receita para o sucesso é simples, e Marcelo Morgado revela-a. “Para isso, semana após semana, trabalhamos de uma forma séria e com responsabilidade, sempre com um prazer muito grande de praticar esta modalidade, o Futsal.

Mais uma vez um obrigado a estes treinadores que colaboraram nesta jornada!
E, apesar de ainda haver alguns jogos em atraso pelo meio, BOAS FESTAS PARA TODOS OS QUE NOS SEGUEM E UM 2018 COM MUITA SAÚDE E FELICIDADE! E CLARO, MUITO E BOM FUTSAL!

Não possuí direitos para inserir comentários

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.