Os melhores dos melhores em 2016
Nos melhores dos melhores tivemos em conta o percurso das cento e vinte e nove equipas que disputam os Campeonatos Nacionais com organização da Federação Portuguesa de Futebol (um pouco mais de um terço que disputam os campeonatos Distritais da Associação de Futebol do Porto).
Neste estudo tivemos em conta a média de cada equipa nos jogos que realizaram em 2016 para a época que se está a realizar (2016/17)

As equipas que ainda não conheceram o sabor da derrota em 2016
Apenas oito equipas ainda não conheceram o sabor amargo da derrota e das vinte e quatro equipas filiadas da Associação de Futebol do Porto, apenas uma está nesta lista.
Essa equipa são os seniores do CD Aves/VIA, ocupando a sétima posição nesta lista.
Se apenas oito equipas ainda não perderam, o número das equipas que estão 100% invictas descem para três e todas elas da zona de Lisboa.
Os Sub-17 do Sporting CP, foram os que mais venceram, na segunda posição estão os seniores do ADR Tires Futsal, enquanto a terceira equipa a conquistar vitórias em todos os jogos realizados foram as seniores femininas do SL Benfica.
Nesta lista apenas um clube repete equipas, é o Sporting CP com os Juvenis e com os seniores.

Os vinte e seis melhores de 2016
Na lista dos vinte e seis melhores de 2016 relativamente à época 2016/17, as três primeiras posições são ocupadas pelas mesmas equipas da lista anterior, mas a partir do quarto classificado já são outras equipas a ocupar essa posição e para se ter como referência os seniores do Sporting CP que ocupavam a quarta posição passaram para o sétimo melhor.
Quantos às equipas filiadas na AF Porto, aparecem oito equipas com os seniores do ADCR Caxinas aparece na sexta posição com a mesma percentagem de vitórias de quem ocupa a quarta posição que são os Sub-20 do SL Benfica, e o ADCR Caxinas é a terceira melhor de todo campeonato da 2ª Divisão Nacional, apenas atrás do ADR Tires Futsal da Série “E” que está nesta lista na segunda posição e o GD Fabril da Série “F” que está na quinta posição com a mesma percentagem de vitórias dos caxineiros.
A ADCR Caxinas é nesta lista um dos quatro clubes que têm mais do que uma equipa na lista dos melhores.
O SL Benfica é o clube que coloca mais equipas nesta lista um total de quatro, as seniores femininas que estão na terceira posição, na posição seguinte os Sub-20, os seniores aparecem na décima nona posição e os sub-17 na vigésima posição, já o Sporting tem tantas equipas como os caxineiros (três), a liderar esta lista estão os Sub-17, os seniores ocupam a sétima posição e as seniores femininas aparecem na décima terceira posição, por fim o quarto clube com mais do que uma equipa entre os vinte e seis primeiros é mais um clube portuense a AM Granja onde coloca nesta lista as suas duas equipas que disputam os campeonatos nacionais, os Sub-17 são os décimos sextos melhores e os seniores são os vigésimos sexto.
Quanto ao ADCR Caxinas coloca nesta lista as suas três equipas que participam nos campeonatos nacionais, dos seniores já falamos, os Sub-17 aparecem na décima quinta posição e os Sub-20 estão na vigésima segunda posição.
Nesta Lista aparecem mais equipas portuenses, os seniores do CD Aves/VIA agora na décima posição, na décima sétima estão os seniores do Póvoa Futsal C., logo atras do CD Aves/VIA, a última equipa portuense a integrar este lote são os seniores do Arsenal C. Parada.

As vinte e cinco equipas mais concretizadoras em 2016
O melhor ataque a nível nacional, ou a equipa mais concretizador, continuam a ser os Sub-17 do Sporting CP que lideram também as duas listas anteriores e foi a única equipa a nível nacional a ultrapassar a centena de golos (102) e com uma média de 9,27 golos por jogo, em relação às equipas portuenses e que mais marcaram em 2016 estão nesta lista seis equipas, os Sub-17 do AM Granja e ocupam a terceira posição com o mesmo número de golos marcados (82) e uma média de 7,45 golos por jogo, que Viseu 2001 ADSC que ocupa a segunda posição desta lista.
A segunda melhor equipa portuense é do ADCR Caxinas, também dos Sub-17, e estão na sétima posição com setenta e um golos obtidos, mas não é a única equipa do ADCR Caxinas que aparece nesta lista, os Sub-20 aparecem na vigésima terceira posição com meia centena de golos marcados com uma média de 4,55 golos por jogo, os mesmo que os seniores do CD Aves que estão na posição anterior. Na décima quinta posição temos os seniores do Póvoa Futsal C. com cinquenta e seis golos marcados e uma média de 5,09 golos por jogo e logo a seguir os Sub-20 do Boavista FC com menos um golo que os poveiros e uma média de cinco golos por jogo.
Para além do ADCR Caxinas mais dois clubes têm mais do que uma equipa nesta lista, Sporting CP e SL Benfica, têm três equipas cada um entre os que mais marcam.

As vinte e cinco equipas com a melhor defesa em 2016
Em termos defensivos as nove primeiras posições são de apenas três clubes, o SL Benfica tem as quatro equipas, as seniores femininas lideram a tabela, os Sub-20 são a segunda melhor defesa, os Sub-17 são quintos e a equipa sénior masculina detêm a nona melhore defesa, quanto ao Sporting CP a sua melhor equipa defensivamente foram as seniores femininas que estão na terceira posição desta lista, e dentro dos nove primeiros estão os seniores masculinos na oitava posição, ainda nesta lista, o Sporting tem os Sub-17 na décima oitava posição.
O ADCR Caxinas tem as suas três equipas entre as nove melhores defesas, os Sub-17 na quarta posição, os Sub-20 na sexta e na sétima posição os Seniores.
Para além das três equipas caxineiras, mais quatro equipas estão nesta lista, os seniores do CD Aves na décima segunda posição, na décima quinta posição temos os seniores do Arsenal C. Parada e na posição seguinte as seniores femininas da Escola DC Gondomar e a terminar as equipas filiadas na AF Porto, temos as seniores femininas da AR Restauradores Avintenses.

As vinte e cinco equipas com mais empates em 2016
Uma curiosidade nesta lista das equipas que mais empataram em 2016, não aparecem equipas de três clubes que apareceram nas restantes listas, SL Benfica, Sporting CP e ADCR Caxinas.
Esta lista é liderada pelos seniores do Futsal AzeméisC. By Noxae e tem quatro equipas portuenses, os Sub-20 da AD Modicus Sandim que ocupam a segunda posição, os Sub-20 do C. Académico Sangemil que estão na quarta posição e na posição seguinte estão os seniores do Rio Ave FC e a fechar as contas das equipas portuenses estão as seniores femininas da Escola DC Gondomar.

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.