Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Dois portuenses na luta pelo play-off e dois pela manutenção
Das quatro equipas portuenses duas apuraram-se para a fase de apuramento de play-off que decidirá o Campeão e essas são ADCR Caxinas como vencedor da Série norte e AD Modicus Sandim como segundo classificado, já C. Académico Sangemil e Boavista FC lutarão para se manterem entre os melhores da zona norte.

ADCR Caxinas venceu destacadamente esta série, com dez pontos de vantagem sobre o segundo classificado AD Modicus Sandim, fruto de onze vitórias, um empate na receção à AD Jorge Antunes na 12ª Jornada e duas derrotas, na jornada inaugural na visita ao Contacto Futsal e no fecho da primeira volta na visita ao C. Académico Sangemil e de referir que o Caxinas perderam pontos com equipas que não se apuraram para a segunda fase de apuramento para a terceira fase.
Os vilacondenses desde que chegaram à liderança na quarta jornada nunca a mais largaram, foram o melhor ataque da série e no global com a Série Sul foram mesmo a segundo melhor, só mesmo atrás do SL Benfica, e em termos defensivos na sua série foram a segunda melhor defesa a par da AD Modicus Sandim que foram apenas ultrapassados pelo CS S. João.
Quanto à AD Modicus Sandim alcançou a segunda posição com mais um ponto que CS S. João fruto de sete vitórias três empates e quatro derrotas, foi apenas o quinto melhor ataque mas foi a segunda melhor defesa. Fizeram um campeonato quase sempre entre os quatro primeiros, com excepção de uma fase entre a nona e a décima segunda jornada que baixaram à quinta posição.
A acompanhar ADCR Caxinas e AD Modicus Sandim nesta segunda fase que será o apuramento para a terceira fase, teremos os conimbricenses do CS S. João – Urgicentro/Sanfil que foi a melhor defesa da zona norte e a terceira no geral, e os aveirenses do GCR Ossela que foi o segundo melhor ataque mas foi a terceira pior defesa.
Quanto ao C. Académico Sangemil andou quase sempre abaixo da sexta posição, com excepção entre a quinta e noa jornada que chegou a estar dentro dos quatro primeiro, terminou na sétima posição ficando apenas à frente do Boavista FC, ou seja as equipas portuenses terminaram em polos opostos, duas nas primeiras duas posições e duas nas duas últimas posições.
Embora terminasse na sétima posição ficou apenas a cinco pontos do quarto classificado Ossela e com menos dois pontos que dois dos seus adversários que lutarão consigo e com o Boavista pela luta pela manutenção, Contacto Futsal C. a AD Jorge Antunes, estes dois entrarão na fase de Manutenção e Descida com dez pontos, enquanto o Sangemil entrará com nove pontos. Os maiatos foram o terceiro pior ataque e a segunda pior defesa.
Quanto ao Boavista FC, uma fase para esquecer apenas uma vitória diante o Contacto Futsal C, sendo o pior ataque da sua série e o terceiro pior do escalão e defensivamente foi mesmo a pior de todas. Com apenas três pontos conquistados vai entrar na fase de manutenção com apenas dois pontos e não terá uma tarefa fácil para alterar a sua situação, pois a diferença pontual é muita (oito pontos) quando apenas vão estar em jogo dezoito pontos.
Na Série Sul SL Benfica e Sporting CP dominaram e a diferença pontual entre ambos é de apenas três pontos que foi a única derrota que o Sporting sofreu diante o CF Belenenses.
A acompanhar o clubes da segunda circular, teremos mais duas equipas de Lisboa, o CRC Quinta dos Lombos e CR Leões de Porto Salvo.
A lutar pela manutenção temos o CF Os Belenenses que entrará nesta fase com dez pontos, o CCRQ Sobrado Palmeiros com cinco pontos, a AD Fundão que começará com três pontos e o São Brás que entrará também com três pontos, ou seja teremos um Belenenses praticamente com a Manutenção segura, enquanto a luta pela permanência entre as restantes três equipas.
Assim sendo teremos as seguintes composições da segunda fase:

FASE DE APURAMENTO PARA A TERCEIRA FASE:
* SL Benfica

* Sporting CP
* ADCR Caxinas
* CRC Quinta dos Lombos
* CR Leões de Porto Salvo
* AD Modicus Sandim
* CS S. João Urgicentro/Sanfil
* GCR Ossela

Na Segunda Fase, Apuramento para a Terceira Fase, os clubes jogam duas vezes entre si, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado.
A Terceira Fase, Apuramento do Campeão Nacional, os quatro clubes melhor classificados em conformidade com o número anterior, disputam um Play-off para apurar o campeão nacional.

FASE DE MANUTENÇÃO/DESCIDA (Pontos que iniciam a segunda fase)
ZONA NORTE:
* Contacto Futsal C. (10)

* AD Jorge Antunes (10)
* C. Académico Sangemil (9)
* Boavista FC (2)

ZONA SUL:
* CF Os Belenenses (10)

* CCRD Sobrado Palmeiros (5)
* AD Fundão (3)
* CA S. Brás (3)

Os Clubes transitam para a Segunda Fase – Fase de Manutenção/ Descida com metade dos pontos conquistados na Primeira Fase da Prova, com arredondamento para o número inteiro superior.
Os dois Clubes últimos classificados de cada Série da Fase Manutenção/ Descida, descem automaticamente para as respetivas competições distritais.