Votos do utilizador: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma parceria com a Academia de Arbitragem Albino Nogueira – A. Árbitros de Futsal
Com o regresso dos campeonatos retomamos as crónicas sobre as Leis do Jogo e tal como prometido, voltamos com a 2ª parte da nossa explicação para a Lei 3 – Número de Jogadores e começamos com as entradas e saídas da Superfície de Jogo:

Entrada na Superfície de Jogo
Se um jogador for mandado sair da superfície de jogo (para corrigir o seu equipamento ou para receber assistência, por exemplo) deve aguardar a autorização do árbitro, para poder reentrar em campo. Caso não o façam, os árbitros devem interromper o jogo (Nunca esquecer a possibilidade de aplicação da Lei da Vantagem), advertir o jogador e recomeçar o jogo com pontapé-livre indireto.

Imagine, agora, que quem entra em campo é um elemento estranho (um adepto, por exemplo). O que deve fazer o árbitro? Simples. Se o elemento interferir diretamente no jogo, o árbitro deve interromper de imediato o jogo, providenciar a saída do elemento e recomeçar o jogo com bola ao solo, no local onde esta se encontrava no momento da interrupção. Caso não interfira, os árbitros deixam seguir e na próxima interrupção, fazem com que o elemento abandone a superfície de jogo. E se for um elemento oficial de uma das equipas (treinador, por exemplo) ou um jogador que havia sido expulso? O procedimento é igual: caso não apliquem a lei da vantagem, interrompem e recomeçam com bola ao solo.

Agora, a vossa atenção! Vamos supor que um substituto entra irregularmente dentro da superfície de jogo e rasteira um adversário com pontapé, dentro da sua área. O árbitro interrompeu o jogo e recomeçou com grande penalidade! Dois minutos depois, outro substituto volta a entrar irregularmente em campo e rasteira um adversário dentro da sua área de grande penalidade. O árbitro assinalou pontapé-livre indireto. Já estão a pensar que o árbitro errou. Não! Nada disso! Se um substituto viola o processo de substituição e leva a que a sua equipa fique a jogar com mais um elemento, o árbitro, quando interromper o jogo, deverá assinalar pontapé-livre indireto, punindo a entrada indevida na superfície de jogo, mesmo que este cometa outra falta! Caso o jogador substituto entre em campo, mas não faça com que a sua equipa jogue com mais um elemento e cometa outra falta para pontapé-livre direto ou grande penalidade, o árbitro deverá tratar esse substituto como se um jogador se tratasse; ou seja, deverá assinalar livre direto ou grande penalidade.  

Saída da Superfície de Jogo 
Tratamos da entrada, vamos agora à saída da superfície de jogo. Será que os jogadores podem abandonar a superfície de jogo quando entendem? Resposta é simples, não! Se um jogador sair das quatro linhas deliberadamente, não se tratando de uma ação do jogo, o jogo deve ser interrompido, o jogador advertido e a partida recomeçará com pontapé-livre indireto. Ora, será que um jogador poderá sair do jogo, passar por detrás de uma baliza e reentrar? Não! É uma das situações em que deve ser advertido!

Havia (acreditem) muito mais para falar sobre esta Lei, mas já deve chegar para responderem às nossas perguntas!

Perguntas práticas
Na 1ª parte desta publicação, já tínhamos lançado um desafio: Aquando de uma substituição, o jogador recusa-se a sair. Se fosse o Árbitro como procedia?
Apesar de ser uma situação caricata, a resposta não é nada de complicado: o árbitro não poderá fazer nada! Simplesmente a substituição não se realizará.

Tempo agora para as perguntas da Lei 3:
Um substituto entra na superfície de jogo ficando a sua equipa a jogar com um jogador a mais. Com a bola em jogo esse jogador agride, dentro da sua área de grande penalidade, um jogador adversário. Como deve proceder o árbitro?

Um jogador, que já tinha sido advertido, cometeu uma falta merecedora de cartão amarelo, porém o árbitro aplicou a lei da vantagem e a equipa adversária marcou golo. Após o golo, o árbitro exibiu o 2º cartão amarelo ao jogador infrator. Com quantos jogadores recomeçara a equipa do jogador expulso?

Vamos à última:  Um substituto entrou dentro de campo e anulou uma clara ocasião de golo e foi expulso. Com quantos jogadores a sua equipa recomeçará o jogo?

As respostas chegam em breve! Até lá!

Não possuí direitos para inserir comentários

Futsal Porto Distrital

Copyright © 2016. All Rights Reserved.