Santa Marta lidera fase regular só com vitórias (Resumo de jogo)
Com a realização da nona jornada chegamos ao fim da primeira volta da fase regular e FC Águias de Santa Marta, regressadas aos Campeonatos Distritais após uma época de interregno, depois de desistirem de participar no Campeonato Nacional, estão com a corda toda para o regresso à divisão maior dos distritais portuenses.

Após nove jornadas realizaram oito jogos e conquistou os três pontos em todos eles, sendo a equipa mais concretizado com trinta e cinco golos marcados e a melhor defesa.

Nesta nona jornada as penafidelenses deslocaram-se à Maia para defrontar o seu mais direto perseguidor, Clube Académico Pedras Rubras, que seguia na segunda posição a seis pontos, mas Águias de Santa Marta chegou marcou e venceu por 3-0, num jogo onde a primeira parte foi totalmente dominada pelas meninas de Penafiel e que chagavam ao intervalo a vencer por 0-2.
Na segunda parte as maiatas subiram as linhas e deram um valor mais real das suas qualidades que fazem com que sejam a segunda melhor equipa do campeonato. Apesar das oportunidades criadas tiveram em Catarina Martins um muro intransponível e viram-se ainda com uma derrota mais pesada após a cobrança de um livre, com a capitã Diana Sousa a beneficiar das facilidades, com a barreira a abrir-se e na baliza não estar a Danielle (gr do CAPR) mas sim a jovem Ana Sofia que minutos antes entrara para fazer a posição de guarda-redes avançado.
Por parte do Académico destaque para a guarda-redes Danielle que apesar de ter demonstrado alguma insegurança, foi por causa dela que não sofreram mais golos, e de Anabela que com os seus fortes remates colocaram à prova Catarina Martins e que merecia o golo, menos bem esteve Diana que teve duas oportunidades de marcar quase de baliza aberta se numa foi lenta e deixou-se antecipar, na outra já com a guarda-redes adversária fora do lance permite o corte do seu remate por parte da capitã adversária e na recarga entrega a bola à guarda-redes adversária.
Pelas lideres do campeonato, a guarda-redes Catarina Martins, teve muito trabalho na segunda parte depois de uma primeira parte a ver jogar e quando o Académico Pedras Rubras jogava de 5x4, podia ter marcado um golo de baliza a baliza com a bola a sair ao lado a centímetros do poste, destaque ainda para a capitâ Diana Sousa, uma jogadora completa, a atacar, defender e a estruturar o jogo colectivo das penafidelenses assim como em lances individuais como foi o caso da marcação do primeiro golo, ainda algumas palavras para a jovem Anabela Sá uma atleta acima da média onde coloca a sua capacidade técnica ao serviço do colectivo.
FICHA DE JOGO:
Jogo: C. Académico de Pedras Rubras Vs FC Águias de Santa Marta:
Data e Hora: 25/11/2016 pelas 21h30
Local: Pavilhão Municipal de Moreira da Maia
Árbitros: Mário Barros e Cristiana Martins (Uma arbitragem sem problemas, bem tecnicamente e disciplinarmente)
Resultado ao intervalo: 0-2
Resultado Final: 0-3

CLUBE ACADÉMICO PEDRAS RUBRAS:
Cinco Inicial: [12] Danielle; [5] Anabela; [6] Vânia; [8] Diana e [11] Ana Sofia.
No Banco: [1] Virgínia (gr); [24] Tânia (gr);  [3] Marlene e [7] Mariana.
Treinador: Carlos Vale

FC ÁGUIAS DE SANTA MARTA:
Cinco Inicial: [1] Catarina Martins; [4] Anabela Sá, [7] Diana Sousa, [11] Marina Ferreira e [17] Ema Silva.
No Banco: [99] Liandra Pinto (gr); [5] Cláudia Sousa, [8] Fátima Ramos, [9] Rita Couto, [13] Cláudia Silva e [88] Patrícia Pimenta.
Marcadoras: 0-1 Diana Sousa (7’); 0-2 Cláudia Silva (21’) e 0-3 Diana Sousa (47’).
Treinadores: Rui Sampaio e José Sousa.

RESUMO ALARGADO DO JOGO:

Nos restantes encontros a JD Gaia aproximou-se do Académico Pedras Rubras ficando apenas a um ponto dos maiatos ao vencer na receção ao FC Tirsense por 4-1, relegando assim a equipa de Santo Tirso da quinta para a sexta posição, após AD Modicus Sandim ter recebido e vencido o último classificado CD Sobrado e ainda sem qualquer ponto conquistado por 2-1.
A equipa nesta jornada subiu duas posições, tendo também ultrapassado o CCD Ordem que perdeu na visita ao ADC Penamaior por 3-0 e assim as pacenses mantiveram-se no encalce da JD Gaia continuando assim a um ponto e terceiro lugar.

Na próxima jornada deve haver alterações na classificação
Na próxima jornada que maioritariamente realizada esta sexta-feira, o líder no início da segunda volta deslocasse a Paços de Ferreira para defrontar o quarto classificado ADC Penamaior, na primeira jornada o Penamaior perdeu por 2-1.
Quem deve regressar às vitórias será o Académico de Pedras Rubras que recebe o FC Tirsense, no entanto na primeira volta deu um empate a três e para finalizar os jogos de hoje a AD Modicus Sandim recebe a Ordem num jogo de tripla e quem vencer subirá posições classificativas, na primeira volta as pacenses venceram por 3-2.
Amanhã sábado encerra-se a jornada com a Casa do FC Porto de Rio Tinto a receber o CD Sobrado, as gondomarenses venceram em Sobrado na primeira jornada e deverão voltar a confirmar o favoritismo e conquistar os três pontos e se isso acontecer deixarão mais sós o CD Sobrado na última posição, mas poderão ficar mais próximos das equipas que lhe seguem na frente, pois está na oitava posição e a quatro pontos da Ordem e do Tirsense.
Nesta jornada folga a JD Gaia depois de a Casa do FC Porto de Rio Tinto ter folgado na jornada anterior.